segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Oficina de teatro no Vila com Maurice Durozier do Théâtre du Soleil

Maurice Durozier/foto divulgação

O Teatro Vila Velha programa uma oficina de teatro, Com Shakespeare, com o grande ator do Théâtre du Soleil, Maurice Durozier do 6 ao 10 de fevereiro. Não perca!

Nessa oficina Maurice Durozier trabalha a comédia a partir de textos de Shakespeare, em especial A Noite de Reis, por considerar a sua obra uma escola para o ator.

Maurice Durozier explica: Shakespeare é, acima de tudo, a escola do ator porque nada o predestinava ao teatro. Ele entrou nesse universo pela porta dos fundos. Quando ele chegou a Londres vindo do campo, ele cuidava dos cavalos e das carroças dos ricos espectadores. Shakespeare era o flanelinha da época. Mas, ele era um gênio, e aprendeu muito rápido. 5 anos depois ele já tenha a sua trupe. Ele buscava a sua inspiração na vida, nas tavernas. Londres nessa época era um porto cosmopolita e prospero. Londres era o mundo. Todas as informações e as historias circulavam nas tavernas. Shakespeare não é só a escola do teatro, ele é também a escola da vida.Ele nunca é teórico, elitista, ou literário; suas peças são puro teatro porque Shakespeare escreveu para os seus atores, e se uma coisa não funcionava, o ator adaptava, transformava. O trabalho, a busca constante da teatralidade era uma necessidade, porque nessa época havia muita concorrência. Assim, Shakespeare para cativar o seu publico se transforma num contador de historia da humanidade, um poeta, um cirurgião da alma humana,o inventor do clown.

Maurice Durozier é um dos mais importantes atores do Théâtre du Soleil, integra a companhia desde 1980 sob a direção de Ariane Mnouchkine onde participou dos seguintes espetáculos, Ricardo II, Noite de Reis e Henrique IV de Shakespeare; A historia terrível mas inacabada de Norodom Sihanouk, rei do Cambodge, L´Indiade, Et soudain des nuits d´éveil de Helène Cixous; Les Atrides de Euripide e Eschyle, e das últimas criações da companhia, Le Dernier Caravansérail, Les Ephémères. Atualmente incarna Jean, o diretor do filme, no espetáculo Les Naufragés du Fol espoir, que passou pelo Brasil e o Chile.
Dirigiu e escreveu Les voyageurs de la nuit e o espetáculo Kalo que recebeu o premio Villa Medicis hors les murs (1993). Anima regularmente oficinas na França, no Brasil, na Argentina, Espanha, Afeganistão, entre outros. No cinema atuou nos filmes, En un mot de Jacques Rouffio (1985), L´affiche rouge de Robert Guédiguian (2010), Le dernier Caravansérail (2005) e Les Ephémères (2009) de Ariane Mnouchkine.

Oficina de teatro: Com Shakespeare, Maurice Durozier
06 a 10/02, 9h-13h, Teatro Vila Velha
a partir de 16 anos
valor: R$ 180,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário