quarta-feira, 9 de maio de 2012

1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura




A Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e o Bureau Salvador-SCAC Recife organizam, de 28 a 30 de maio no Teatro Vila Velha, o 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, sob a coordenação geral de Deolinda Vilhena, professora da Escola de Teatro da UFBA, produtora teatral e jornalista. 

O evento conta com o patronicio da SECULT, da CAPES, do CNPq, da Fapesb e do Consulado Geral da França para o Nordeste e o apoio do Hotel Vila Galé e dos restaurantes Ercolano, Le Pompon Rouge e Deli&Cia.

O setor privado, o setor público e o Terceiro Setor são responsáveis por ações, investimentos, criação de instituições, fundações, agências e organizações que necessitam cada vez mais de recursos humanos.

O 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura discute essas questões. 
Como articular criação e meios de produção? Como enriquecer as competências da gestão cultural, como juntar conhecimentos teóricos e experiência prática? Como achar uma complementaridade entre os ensinamentos artísticos, a formação profissional e a educação superior? Serão também discutidos pontos relativos a formação, a formação em gestão e produção cultural, a formação dos artistas e técnicos das artes do espetáculo, a formação e as políticas culturais aredor de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho .

Participam do evento, Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra e dos Projetos Especiais das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Eliane Costa, Gerente de patrocínios da Petrobras (2003/2012), professora na pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Universidade Candido Mendes e doutoranda na Université Paris Descartes, Lia Calabre, chefe do setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa/Minc, Maria Helena Cunha, Diretora da Inspire|Gestão Cultural e da DUO Editorial, sócia-fundadora da DUO Informação e Cultura, Renato Ferracini, ator-pesquisador colaborador do LUME (Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) e professor em Artes da UNICAMP, Roseni Sena, Diretora Executiva e de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Selma Cristina Silva, Gerente do Observatório e do Centro de Documentação do Itaú Cultural.

O evento inclue, naturalemente, pesquisadores e responsáveis culturais e amigos da Bahia, Giovandro Ferreira, Diretor da FACOM/UFBA, Laura Bezerra, Assessora da Transversalidade da Cultura na SECULT-BA, Marcio Meirelles, Diretor do Teatro Vila Velha e do Bando de Teatro Olodum, Sergio Farias, Diretor do IHAC/UFBA, Luiz Marfuz, Diretor teatral e Professor do PPGAC/UFBA, Hebe Alves, Diretora teatral e Professora do PPGAC/UFBA, Isa Trigo, Diretora teatral e Professora da UNEB, Angela Andrade, Coordenadora Geral de Estratégias e Gestão de Ações do Ministério da Cultura, Gisele Nussbaumer, professora na FACOM/UFBA, Luiz Cláudio Cajaíba, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA, Paulo Miguez, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade IHAC/UFBA e Adriano Sampaio Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na FACOM/UFBA. 



Os palestrantes do Brasil e da França. 

Cláudia Leitão

Emmanuel Wallon

Isabelle Faure

 Jean-Pascal Quilès

Cláudia Leitão,  Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, é Doutora em Sociologia pela Université Paris Descartes e mestre em Sociologia do Direito pela Universidade de São Paulo. Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003 a 2006), sua gestão recebeu o Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. 
Conferência de abertura: Por um Brasil Criativo: reflexões sobre a institucionalização e a construção de políticas públicas para a economia criativa brasileira. 

Emmanuel Wallon é Doutor em Sociologia e Mestre em Economia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales. Especialista na análise de políticas culturais territoriais, membro dos comitês de redação de varias revistas, atua como consultor do Ministério da Cultura na França, do Centro Nacional do Teatro, do Observatório de Políticas Culturais de Grenoble. É professor e pesquisador da Université Paris Ouest Nanterre La Défense. 
ConferênciaPreparar o imprevisto, antecipar o inédito: a formação dos administradores culturais diante das mutações dos sistemas de produção e dos circuitos de intercâmbios artísticos.
Intervenção: As necessidades em formação na administração cultural territorial: a experiência da França

Isabelle Faure é Diretora da NACRe-Nouvelle Agence Culturelle-Rhône-Alpes que acompanha os atores do espetáculo ao vivo, além de desenvolver parcerias internacionais. Professora do Instituto de Ciências Políticas de Lyon. Dirige o Mestrado Estratégias de Intercâmbio Cultural Internacional, cujo objetivo é o enquadramento dos estudantes e de sua inserção profissional. 
ConferênciaO acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha?
Intervenção: A especialidade do quinto ano em Sciences Po - Lyon, uma ligação entre a formação inicial e mundo profissional.

Jean-Pascal Quilès é Diretor adjunto do Observatoire National des Politiques Culturelles e co-responsável pelo Mestrado profissionalizante Direção de Projetos Culturais no Instituto de Estudos Políticos de UPFM/Grenoble. Sua carreira é caracterizada pela execução de projetos inovadores relativos às práticas contemporâneas e desenvolvimentos culturais e artísticos. 
ConferênciaA experiência de uma instituição singular: o Observatoire des Politiques Culturelles.
Intervenção: As relações criação/produção: quais perspectivas de futuro?

Os convidados se hospedem no Hotel Vila Galé e almoçam e jantam e nos restaurantes Ercolano, Le Pompon Rouge e Deli&Cia






Serviço:
1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura
28 a 30 de maio no Teatro Vila Velha, das 9h as 19h
Maiores informações: 
http://formacaocapacitacaocultura.com.br/
http://seminarioformcapcult.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário