quinta-feira, 9 de julho de 2009

Semana França Brasil na UEFS


Irène Kirsch, Rita Bessa, Christine Zonzon, Deolinda Vilhena, Luis Américo Bonfim e Kely Krause

O coral da Universidade Estadual de Feira de Santana

Os cartazes espalhados pelo campus anunciam a programação

O Departamento de Letras e Artes da UEFS acolhe a Semana França Brasil
O Departamento de Letras e Artes, da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do setor de Língua Francesa, e a Pró-Reitoria de Extensão, através do Projeto Imagens – Cinemas na UEFS, promoveram diversas atividades comemorativas ao Ano da França no Brasil entre 06 e 08 de julho.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades da Universidade Estadual de Feira de Santa, com uma apresentação do Coral da UEFS – Campus, além de duas mesas redondas. A primeira intitulada A França na Bahia: metas, desafios e conquistas teve a presença de Irène Kirsch (Service Cooperation et Action Culturelle - SCAC) e da Profa. Kelly Krauser (Associação de Professores de Francês do Estado da Bahia). Na parte da tarde foi a vez da Profa. Dra. Deolinda Vilhena (Professora convidada da ECA/USP), especialista em Théâtre du Soleil apresentar aos participantes O Modelo de produção de teatro na França com um capítulo especial dedicado a mítica companhia de Ariane Mnouchkine, e do Prof. Dr. Luis Américo Bonfim que falou sobre a obra de Pierre Verger.
Além disso, houve uma pequena mostra do cinema francês, na programação filmes contemporâneos consagrados como Piaf – Hino ao Amor, o documentário Ser e Ter, o polêmico Irreversível, os divertidos Albergue Espanhol e Paris, Te Amo, a animação Kirikou e a Feiticeira, o inesquecível O Pequeno Príncipe e o documentário Un Soleil à Kaboul...ou plutôt deux consagrado à viagem do Théâtre du Soleil ao Afeganistão numa missão de arte.
O SCAC de Salvador agradece as professoras Christine Zonzon e Rita Bessa, assim como os alunos do grupo Imagens pela belíssima organização do evento.