segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Concurso Culture Lab 2012 oferece uma viagem para o Festival de Avignon

foto Christophe Raynaud de Lage

A Semana da Língua Francesa e da Francofonia oferece a oportunidade de celebrar a vitalidade da língua francesa, ferramenta de socialização por excelência, de expressão pessoal, de acesso à cidadania e à cultura. Por iniciativa do Ministério da Cultura e da ComunicaçãoDelegação Geral para a Língua Francesa e as Línguas da França (DGLFLF), a Semana da Língua Francesa e da Francofonia é organizada, a cada ano, em torno de dez palavras e de uma temática. 
 Em 2012, a Semana da Língua Francesa e da Francofonia põe em destaque o indivíduo e o francês, língua singular e particular, língua da expressão íntima, Dites-moi dix mots qui vous racontent (Diga-me dez palavras que falam de você). 
As dez palavras foram escolhidas na obra de Jean-Jacques Rousseau, cujo tricentenário de nascimento é comemorado este ano: âme, autrement, caractère, chez, confier, histoire, naturel, penchant, songe, transports

Os Organizadores
A Embaixada da França no Brasil, o Bureau Salvador-SCAC Recife, em parceria com a Federação Brasileira e as Associações dos Professores de Francês e o Instituto Francês organizam um concurso intitulado Dites-moi dix mots qui vous racontent (Diga-me dez palavras que falam de você). 

As modalidades de participação nos Estados da Bahia, de Sergipe e Alagoas
A participação no concurso está sujeita a cinco critérios imperativos:
1- ter entre 18 e 30 anos de idade e ser de nacionalidade brasileira
2-estar inscrito em uma universidade brasileira – especialmente em Departamentos de Língua Francesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Comunicação, Jornalismo e Artes, em Centros de Línguas universitários, Cursos de Extensão ou em Alianças Francesas (apresentar comprovante de inscrição) 
3- inserir no seu texto as 10 palavras da francofonia 2012
4- enviar a sua produção antes de 15 de abril de 2012
5- não ter sido premiado no concurso Slam de 2011.

O concurso
Imagine que você está seguindo um desconhecido ou uma desconhecida, na rua ou em algum outro lugar. Faça o seu retrato, descrevendo a sua aparência física, os seus pensamentos, o seu temperamento, o seu modo de agir, a sua profissão, os seus gostos, a sua vida passada, o seu futuro, os seus fracassos, os seus sucessos, os seus sonhos, etc. 
Cruze o retrato desta pessoa com o seu, utilizando as 10 palavras da Semana da Língua Francesa e da Francofonia 2012: âme, autrement, caractère, chez, confier, histoire, naturel, penchant, songe, transports
O texto, de no máximo duas páginas, deve ser integralmente escrito em francês. 
Algumas idéias: O texto pode ter a forma de uma descrição, de um conto, de um poema ou de um diálogo, por exemplo. Pode ser humorístico, policial, jornalístico, etc. 

A seleção
-Uma comissão mista, composta por representantes das universidades, da Aliança Francesa, do Serviço de Cooperação e Ação Cultural em Salvador, da Associação dos Professores de Francês, reunir-se-á em Salvador para classificar o melhor candidato. 
-Os três primeiros colocados serão contatados, por telefone, pelo Bureau de Salvador-SCAC Recife para informação e para uma entrevista em francês. 
-O estudante premiado será avisado por telefone e por correio eletrônico pelo Bureau de Salvador-SCAC Recife. 

A premiação
O vencedor será agraciado com uma estada na França dentro do programa Culture Lab Festival de théâtre d’Avignon de 18 a 28 de julho de 2012.
Ir ao encontro da criação teatral e contemporânea, tal é o projeto das temporadas culturais organizadas pelos CEMÉA (Centro de Treinamento aos Métodos Ativos de Educação), em Avignon. O programa da temporada CultureLab será centrado na descoberta das diversas formas artísticas presentes no Festival e nas questões da criação contemporânea e da mestiçagem das linguagens artísticas. A parceria histórica dos CEMÉA com o Festival permitirá aos participantes condições de acesso privilegiado à programação, encontros com as equipes artísticas e intervenções de profissionais do espetáculo vivo (regentes, chefe de palco, etc). Cada participante é convidado a criar uma produção em francês que retrata seu percurso como espectador ou aprofunda um tema abordado durante a estadia.
Objectivos lingüísticos
Um aporte cotidiano sobre a história do teatro e os desafios atuais do espetáculo vivo, sob a forma de intervenções em francês, de trabalho sobre textos (que será o suporte de um aperfeiçoamento no domínio da língua francesa e das suas ferramentas conceituais para falar do espetáculo vivo e da encenação). 
O programa propõe 
-um percurso de 4 espetáculos acompanhados, com um trabalho posterior de preparação sob a forma de ateliês e intervenções; 
-encontros e debates com artistas, com profissionais; 
-ateliês de sensibilização às práticas artísticas, em ligação com os espetáculos vistos. 
O programa acolhe 25 participantes do mundo inteiro. A hospedagem em Paris será no Albergue da Juventude Le d’Artagnan e, em Avignon, numa escola transformada, durante o Festival, em local de hospedagem e de acolhimento (6 a 7 leitos por dormitório). 

Condições gerais 
1 – Os concorrentes comprometem-se a ceder gratuitamente aos organizadores do concurso os direitos não comerciais de utilização e de difusão, sob toda e qualquer forma, da sua produção. 
2 – Direitos de imagem: os participantes deverão levar em conta o respeito devido à proteção da imagem individual e da imagem cedida, a menos que haja anuência prévia por escrito. Os organizadores reservam-se o direito de solicitar os comprovantes. 
3 – Os organizadores declinam qualquer responsabilidade em caso de perda, roubo ou danos causados ao exemplar fornecido. Os organizadores reservam-se o direito de anular este evento por qualquer motivo independente da sua vontade. 
4 – A adesão a este concurso implica na total e irrestrita aceitação do presente regulamento. 

Como participar ? 
As composições deverão ser encaminhadas pela internet, em formato Word, impreterivelmente até 15 de abril de 2012 ao endereço postal ou e-mail seguintes : SCAC Recife – Bureau de Salvador Secretaria de Estado da Educação - 6ª Avenida, nº 600 – Sl. 111 Centro Administrativo da Bahia - 41745-900 Salvador – BA Ana Maria Teles – scacsalvador@hotmail.com 
Em cada envio, além da composição, deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes documentos : 
- foto de identidade 3x4, 
- dados pessoais: sobrenome e nome, data de nascimento, endereço completo, número de telefone e e-mail, - fotocópia da carteira de estudante ou do documento de identidade, indicando a profissão 
- elementos de motivação para participação neste programa.

Boa sorte!