quarta-feira, 24 de março de 2010

O Théâtre du Soleil no Vila Velha

Deolinda Vilhena

Armindo Bião e Antonia Perreira
Antonia Perreira
Vinicius de Oliveira (diretor do TVV)
Cristina Castro
Fritz Junior
Maiara Liberato
Lançamento da Revista Repertorio
fotos I.Kirsch

O Teatro Vila Velha recebeu dia 23 Deolinda Vilhena, Doutora em Teatro pela Sorbonne, para um bate papo sobre o famoso Théâtre du Soleil apos a projeção do filme, inédito no Brasil, Ariane Mnouchkine, l’aventure du Théâtre du Soleil de Catherine Vilpoux.

O filme que conta o percurso único da trupe fundada e dirigida por Ariane Mnouchkine, mostra imagens da juventude da diretora, os momentos fortes da sua profissional imagens de espetáculos emblemáticos, La Cuisine, 1789, Henri II, Le Dernier Caravansérail ou Les Éphémères que o público de Porto Alegre e São Paulo teve a sorte de assistir em 2007.

As entrevistas dos fundadores, atores, componentes, amigos, pesquisadores da trupe, e last but not least, da própria Ariane, revelam um pouco do mistério da companhia, sempre em busca da excelência. O público do Vila Velha oscilava entre apaixonado e emocionado.

Após o filme, Deolinda Vilhena, professora conferencista da USP entre várias atividades, contou com seu humor habitual histórias dos bastidores do Théâtre du Soleil, que ela frenquenta há dez anos; dos quais seis como pesquisadora e depois como amiga da companhia.

A França se faz presente na noite de hoje do Mês do Teatro no Vila com a projeção do filme A Sinfonia do besouro de James Thiérrée, neto do grande e inesquecível Charles Chaplin. No Vila às 19h com entrada franca. Vá ao Vila velho...