sexta-feira, 17 de julho de 2009

Salvador comemora 220 anos da Queda da Bastilha

Márcio Meirelles, Alessandra Santos e Sylvain Gardet

Márcio Meirelles, Cristina Castro, Irène Kirsch, Fátima Mendonça, Pierre e Clélia Sabaté

Márcio Meirelles realiza o sorteio da passagem TAM

Cristina Castro, Irène Kirsch, Márcio Meirelles, Clélia Sabaté, Pierre Sabaté e Fátima Mendonça

Sérgio Guedes, Irène Kirsch e Marcelo Troi

Dupla simpatia: Clélia Sabaté e a Primeira Dama Fátima Mendonça

Marcelo Troi, Carlos Paiva, Maiara Liberato e Gerusa Ettore

Pierre Sabaté entre Laurent e Izabel Canovas os "donos da casa"

Em tempos de crise mais do que nunca a união faz a força e foi com esse espírito que Pierre Sabaté, cônsul honorário da França e Irène Kirsch à frente do SCAC de Salvador decidiram que não deixariam passar em brancas nuvens os 220 anos da Queda da Bastilha.
Afinal, o 14 de julho de 2009 era também o primeiro de ambos em seus respectivos cargos e mais ainda, o 14 de julho do Ano da França no Brasil.
Aos esforços do Consulado honorário e do SCAC juntaram-se os imprescindíveis apoios do restaurante Porto Gourmet, cuja elegância e delicadeza reflete o espírito dos donos da casa – Izabel e Laurent Canovas – e da companhia aérea TAM – representada por Alessandra Santos – que ofereceu uma passagem Salvador x Paris x Salvador para ser sorteada entre os presentes. A esses parceiros somaram-se ainda outros três: a Citroën, a Michelin e a Forteamex. Mesmo estando completo somente aos 46 minutos do segundo tempo o time sagrou-se campeão ao organizar em menos de uma semana uma noite de queijos e vinhos à la française com um toque baiano que serviu de aperitivo para outras que, certamente, hão de vir.
O convite marcava 19h, mas por volta das 18h30 chegavam os primeiros convidados. A comunidade francesa radicada nas terras de São Salvador disse presente, assim como a nata da sociedade soteropolitana...
Representando o governador Jaques Wagner, a Primeira Dama Fátima Mendonça – cuja simpatia contagia qualquer ambiente – e o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles acompanhado de sua esposa, a bailarina e coreógrafa Cristina Castro.
Presentes também o Secretário de Segurança Pública, Antônio César Fernandes Nunes; o Secretário de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves; Antônio César Fernandes Nunes da Segurança Pública; o Assessor de Relações Internacionais do Governo do Estado, Alexandre Amissi; o Presidente do Tribunal de Contas do estado da Bahia, Manoel Figueiredo Castro; Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa; Ângela Andrade, Superintendente de Cultura; Carlos Paiva, Superintendente de Promoção Cultural da SECULT; Ciro Salles, Diretor de Fomento à Cultura da SECULT e Marcelo Troi, da Assessoria de Comunicação da SECULT; entre muitos outros.
Presença também do Corpo Consular acreditado na Bahia au grand complet, reunindo os representantes de países tão diversos quanto Turquia, Áustria, Nicarágua, Uruguai, Colômbia, Hungria, Alemanha, Holanda, Finlândia e vai por aí...
Pelos salões ainda circulavam Antônio Augusto, da Fundação Sacatar, Armindo Bião, cuja contribuição pelo estreitamento dos laços entre a França e a Bahia já lhe rendeu o título de Chevalier da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa; Maiara Liberato, jovem gestora do Museu du Ritmo; Stéphane Ettore e Gerusa Nogueira; Sérgio Guedes, Márcia Caffé, Amaranta César, Joceval Santana e mais, muito mais...
Sem falar na presse local, representada pela figura maior de Edvaldo Boaventura, Diretor Geral do Jornal A TARDE e Presidente da Academia de Letras da Bahia.
Durante os discursos de praxe a Primeira Dama Fátima Mendonça deu o toque de informalidade da noite, como convém a uma confraternização entre amigos, ao falar de sua admiração pela França, por sua história, por seus produtos de qualidade, mas confessou sua preferência pelas palavras de amor ditas em francês pelo Governador. Desnecessário dizer que foi aplaudidíssima...
Márcio Meirelles, Irène Kirsch e Pierre Sabaté ressaltaram os caminhos da parceria franco-baiana e falaram da importância de solidificar esses laços durante esse ano da França no Brasil.
Coube ao secretário Márcio Meirelles sortear a passagem Salvador x Paris x Salvador oferecida pela TAM, ele acabou fazendo a alegria do francês radicado na Bahia, Sylvain Gardet.
Por volta das 23h, nas mesas do Porto Gourmet, alguns franco-baianos ainda davam mostras de que a comemoração da Tomada da Bastilha interrompida há alguns anos na capital soteropolitana dessa vez voltou para ficar...que venha 2010.