sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Programme Courants na França recebe Monique Badaró da SECULT

Monique Badaró, Assessora de Relações Internacionais da SECULT, esteve durante três semanas na França. Selecionada entre diversos candidatos de todo o Brasil, Monique participou do Programme Courants, fazendo um estágio de formação sobre financiamento da cultura da Universidade de Paris – Dauphine e do III Encontro de Cooperação Descentralizada Brasil – França na cidade de Lyon.
O Programme Courants, patrocinado pelo Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e da Comunicação da França e organizado pela Maison des Cultures du Monde, disponibiliza anualmente bolsa a gestores públicos e privados e profissionais da cultura de diversos países do mundo para estágio de formação. O programa tem como objetivo aprofundar as ferramentas de elaboração, gestão e análise de políticas culturais, bem como favorecer a troca de experiências entre os participantes. Trata-se de um instrumento destinado a favorecer a cooperação direta entre franceses e estrangeiros.
O estágio sobre o tema do financiamento da cultura é realizado pela Universidade Paris – Dauphine, uma das instituições de ensino mais reputadas da França, especialmente na área de gestão das organizações. O conteúdo do programa incluiu aulas teóricas e visitas técnicas. Como introdução à formação teórica, cada participante foi convidado a apresentar o contexto cultural de seu país, possibilitando, assim, o intercâmbio e o debate em torno das políticas culturais, através do mundo.
As aulas teóricas se articulam em torno dos seguintes temas: paisagem cultural francesa e a articulação entre os poderes públicos e o setor privado; economia da cultura e a legitimidade e modalidades de intervenção pública; consumo cultural e marketing, políticas tarifárias e mecenato e gestão financeira de projetos.
Além das aulas, foram agendadas visitas de estudo a instituições culturais tais como: Museu do Louvre, Ópera de Paris, Cité de la Musique, Centre Georges Pompidou, Ministério da Cultura e Centro Cultural Maison Rouge.
O estágio permite a aquisição de conhecimento teórico e prático sobre as políticas de financiamento da cultura na França e na União Européia, bem como a interação com responsáveis de cultura de mais de 20 países do mundo, proporcionando a construção de uma rede assim como a compreensão da dinâmica cultural desses países.