sábado, 17 de dezembro de 2011

Bolsa de formação na França para professoras da Bahia e do Sergipe

Kely Krause

A Embaixada da França no Brasil e a Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF) contemplaram dez professores de francês no Brasil, sendo duas prodessoras da Bahia, com uma Bolsa concedida pelo governo francês/Embaixada da França no Brasil, para fazer uma formação na França, no Centre de Linguistique Appliquée da Université de Franche Comté, em gerência de vida associativa (formation de cadres associatifs), de 10 dias em dezembro, logo antes de Natal.

Esse estágio tem como objetivo capacitar responsáveis de associações de professores de francês na administração, gestão, desenvolvimento, comunicação das associações.

Da Bahia, Kely Krause (APFEBA) e, do Sergipe, Jocilene Santana Prado (APFSE) participam da formação.

Kely Krause, formada pela UNEB em Português e Francês, trabalha com jovens no ensino médio e estudantes de toda idade no curso de extensão (CELF) da UFBA, na UNEB e na ONG Pierre Bourdieu. Ministra aulas de vários níveis, iniciante e avançado.

Estuda francês há quinze anos. Participa ainda do curso de especialização Didática do FLE e vozes da Francofonia na UEFS em Feira de Santana. Também estuda via TV5, o canal francófono. Assiste muito o jornal nacional francês, Questions pour un Champion e C’est pas sorcier. Kely sempre amou estudar história, teatro e literatura. Percebi o grande legado deixado pela cultura francesa e comecei a desejar conhecer mais de perto o universo da Francofonia.
Já estive em Paris rapidamente. Penso que desta vez terei tempo para apreciar a cidade LUZ, será interessante aprender algo novo, quero interagir com os organizadores do estágio e com os colegas de outros Estados. Espero que eu seja produtiva com relação ao lado profissional e pessoalmente espero ter a oportunidade de conhecer certos lugares que fazem parte dos meus sonhos: o Louvre, a Catedral de Notre Dame e o Arco do Triunfo. Já, fui à Martinica, um lugar realmente especial para mim e onde tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns escritores relevantes para o universo de meus estudos: Aimé Cesaire, Jean Bernabé, Raphaël Confiant, e entre eles um brasileiro, José Carlos Chaves da Cunha.

Jocilene Santana Prado, é mestranda na Universidade Federal de Sergipe. Estuda francês há mais ou menos 17 anos. Escolheu o francês inicialmente, pela musicalidade da língua e por seu valor cultural.
É a segunda viagem à França de Jocilene. A primeira foi pela bolsa Profs en France em 2007. As expectativas são as melhores possíveis: aprender, entrar em contato com outras pessoas que trabalham nas associações para trocar experiências. Quer aprender mais a gerir uma associação nesse contexto tão adverso e motivar cada vez mais os futuros professores, sobretudo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Assistentes brasileiros de língua portuguesa na França

O objetivo do Programa de professores assistentes de português na França é oferecer uma oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizar com a língua e a civilização francesas e de enriquecer o seu percurso pessoal e profissional.

Este programa é aberto a todos os estudantes universitários brasileiros, de 20 a 30 anos de idade, regularmente inscritos em um curso na área de letras ou de ciências humanas no Brasil – graduação (licenciatura ou bacharelado) – no momento da partida para a França, que tenham completado pelo menos dois anos de estudos superiores e que possuam um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do CECR – Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Durante a vigência do contrato, os assistentes possuem o status de funcionários temporários do Estado francês. Se desejarem, podem ali prosseguir seus estudos, em complemento a suas obrigações profissionais. Neste caso, cabe a cada interessado fazer o necessário para solicitar sua inscrição universitária na qualidade de ouvinte.

Inscrições
Os dossiês podem ser retirados pela internet a partir do endereço
http://www.ciep.fr/assistantetr/pays/bresil.php

Designações
Para o ano letivo de 2012-2013, ficou assim definida a duração da permanência dos assistentes:
- os assistentes designados para o curso primário serão nomeados por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2012 a 30 de abril de 2013;
- os assistentes designados para o curso secundário serão nomeados por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2012 a 30 de abril de 2013;

Carga horária e o salário
12 horas semanais, salário mensal bruto: 964,88 euros (líquido: cerca de 796 euros mensais)

Data limite de recepção dos dossiês 08/01/2012 para as candidaturas em Salvador (BA, SE, AL)
Ana Maria Franco Teles : (71) 3115-9195, scacsalvador@hotmail.com
Secretaria de Estado da Educação – SCAC França
6ª Avenida, nº 600 – 1° andar sala 111
Centro Administrativo da Bahia – 41745-900 SALVADOR / BA