sexta-feira, 29 de maio de 2009

Au revoir Júlio!

Kathleen Lapie, Júlio Melo e Irène Kirsch

Um ensopado de camarão para a despedida de Júlio
Júlio Melo voltou à França dia 29 de maio após um estágio de 9 meses na UFBA onde ele ensinou francês a estudantes de vários níveis. Júlio cumpriu sua missão com muita seriedade e competência, além de uma dose generosa de gentileza. Fez inúmeros amigos na cidade e tanto na UFBA, quanto no SCAC, ele já nos faz falta. Merci Júlio, et bonne route.

Um Shakespeare franco-baiano

Cartaz da peça com foto de Pierre Verger

Tempête à 13°sud, espetáculo inspirado no texto A Tempestade, última peça do bardo inglês, estreou ontem em Salvador no Teatro Martim Gonçalves completamente lotado para aplaudir a montagem da Companhia Kastor Agile, de Lyon, em mais uma parceria do Ano da França no Brasil.
A ideia de ambientar o espetáculo em Salvador - que se localiza geograficamente na latitude 13° sul - nasceu em 2007 quando o diretor Gilles Pastor, laureado com uma bolsa "Villa Médicis-Hors les murs" passou na cidade três meses, estudando o sincretismo e o transe através do Candomblé.
Essa experiência gerou toda uma influência além de justificar a produção de um espetáculo de imagens inspirado na realidade urbana de Salvador, suas formas de culto e sincretismos religiosos e culturais, em uma leitura pessoal. A montagem é composta por uma equipe de artistas, músicos e técnicos, brasileiros e franceses trabalhando em cooperação.
O espetáculo é apresentado em francês, com legendas em português. O cenário é assinado por Pierre David, artista plástico francês cuja residência no Museu de Arte Moderna da Bahia resultou na exposição "Nuancier", em cartaz até domingo no belo prédio do Solar do Unhão.
Tempête à 13º sud conta com a presença de músicos que mesclam música elisabetana, candomblé e choro e de um dançarino no palco. Depois das apresentações na capital baiana a peça, durante o outono europeu no teatro Le Point du jour, em lyon, cujo diretor, Michel Raskine veio a Salvador prestigiar a estreia da companhia.
Serviço TEMPÊTE À 13°SUD Direção: Gilles Pastor
Local: Teatro Martim Gonçalves Escola de Teatro da UFBA
Informações: tel. 3283-7851 e 3283-7862
Dias 30 e 31 de maio e 4, 5, 6, 7 de junho às 20 h
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

França, primeiro destino dos bolsistas brasileiros

Prof. Jorge Guimarães, Antoine Pouillieute - Embaixador da França - e Prof. Pierre Jaisson
Antoine Pouillieute, Embaixador da França no Brasil, esteve em Salvador para, ao lado de Pierre Jaisson, presidente do Cofecub e de Jorge Guimarães, presidente da Capes participar das comemorações dos 30 anos da parceria entre Brasil e França através do Convênio Capes/Cofecub.

Em seu discurso o Embaixador ressaltou a importância da parceria científica, afirmando sua opção por ela ao dizer que, se houvesse a necessidade de existir apenas um tipo de parceria, escolheria a científica.

Em seguida, o Embaixador assistiu à conferência do Prof. Jorge Guimarães, intitulada “Evolução do impacto da ciência brasileira ao longo das três últimas décadas”. Coube ao presidente da Capes anunciar que a França é o primeiro destino de bolsistas do ensino superior que saem do Brasil. Em 2008, 1.192 estudantes brasileiros receberam bolsas de estudo para ir à França, contra 946 para ir aos EUA.

Dados tão positivos foram motivo para celebração durante o seminário comemorativo organizado pelos governos dos dois países e realizado pela Capes, Cofecub e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O evento, sem dúvida o mais importante no âmbito acadêmico do Ano da França no Brasil, reuniu durante três dias na capital baiana cerca de 250 pesquisadores, dos quais 50 franceses, todos diretamente beneficiados pelo convênio Capes/Cofecub. Uma mesa redonda falando sobre as perspectivas da cooperação Brasil-França marcou o encerramento do seminário na tarde-noite de 26 de maio.

domingo, 24 de maio de 2009

Festa franco-brasileira em Salvador

Irène Kirsch, Pierre Jaisson, Clélia e Pierre Sabaté e Pierre Colombier

Roberto Andrade, Irène Kirsch e Naomar de Almeida Filho

Pierre Sabaté, Christine e Daniel Haize

Nos salões do Bahia Othon a baiana prepara os deliciosos acarajés

O balcão de atendimento à espera dos pesquisadores/convidados

Jorge Guimarães (Capes) e Pierre Jaisson (Cofecub)

Abertura teve apresentação do grupo Vozes Reveladas

Abertas em Salvador as comemorações dos 30 anos do acordo Capes/Cofecub


Uma cerimônia no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia deu início na tarde-noite de domingo às comemorações dos 30 anos de parceria entre Brasil e França através do Convênio Capes/Cofecub que apoia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior com o objetivo de estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes.
Criado em 1978, o programa resultou até agora em 659 projetos em todos os campos disciplinares. Atualmente 124 projetos estão em vigência, cinco dos quais ligados à Universidade Federal da Bahia (UFBA), que já teve 24 projetos contemplados nestes 30 anos de acordo.

Compareceram à cerimônia de abertura os presidentes da Capes, Jorge Guimarães; do Cofecub, Pierre Jaisson; e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ildes Ferreira, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, representando o Governador Jaques Wagner; Pierre Colombier, Conselheiro de Ação e Cooperação cultural da Embaixada da França no Brasil; Alain Coulon, representante do Ministério francês do Ensino Superior e Pesquisa; Marc Tardy, Representante do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e Europeus; Jean-Pierre Courtiat, adido científico da Embaixada da França no Brasil; Daniel Haize, Adido de Ação e Cooperação do Consulado da França em Recife; Irène Kirsch do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural de Salvador – Antena de Recife e Pierre Sabaté, Cônsul honorário da França em Salvador. Além de cerca de 250 pesquisadores, dos quais 50 franceses, convidados pela Capes e pelo Cofecub a participarem das comemorações e do seminário que acontece nos próximos dois dias no Bahia Othon Hotel.

A cerimônica contou com a participação do Coral Vozes Reveladas que fez um passeio pela música das Américas desde suas origens africanas, passando por Estados Unidos, Haiti e Venezuela, até chegar ao Brasil de Assis Valente, Gilberto Gil e Cazuza.

Após a composição da mesa com as autoridades presentes e a execução dos Hinos Nacionais da França e do Brasil, o reitor da UFBA abriu oficialmente a sessão de comemoração dos 30 anos do Convênio Capes/Cofecub. Na sequência os convidados partiram rumo ao Bahia Othon onde a Embaixada da França recebia para um coquetel a base de acarajés, abarás, água de côco e caipirinha.