sexta-feira, 30 de abril de 2010

Música francesa na Série Quintas Sinfônicas da OSBA

Muito aplaudida por uma plateia jovem e entusiasta, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresentou ontem peças de Schubert (Abertura em ré maior, D590) e Schumann (Sinfonia n°4), e o Concerto para violino nº. 3 em Si Menor, Op. 6, de Saint Saëns sob a regência do maestro Benoît Willmann e a participação do violinista Emmanuele Baldini.

A OSBA dividiu o palco com o violinista Emmanuele Baldini na execução do Concerto para violino nº. 3 em Si Menor, Op. 6, do compositor francês Camille Saint Saëns. A peça, dedicada ao espanhol Pablo de Sarasate e estreada em 1881, é original nos detalhes e clássico na sua construção, com estrutura clara e harmonia tradicional.

Benoît Willmann nasceu em Paris em 1967. Paralelamente à sua carreira de instrumentista na Orchestre de la Suisse Romande (OSR), ele obteve, em 2003, o diploma de Regente no Conservatório Superior de Genebra. Foi diretor artístico e regente da Sinfonietta de Genebra, orquestra com a qual realizou varias turnês na Suiça, Itália e França. Desde 2004, ele é convidado a reger as orquestras da Academia de Música Tibor Varga, e do Conservatório Superior de Música de Genebra para as classes de orquestrações e de composições. Em 2008, fundou a orquestra Camerata Armin Jourdan, constituída de músicos membros da OSR, assumindo a direção artística e a regência.
Emmanuele Baldini se apresenta em recitais nas principais cidades européias e participa de longas turnês pela América do Sul, Austrália, Estados Unidos e Japão. Atualmente, integra o Quarteto Osesp com Cláudio Cruz, Johannes Gramsch e Davi Graton.