sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Katia e Marielle Labèque, duo de piano em Trancoso

Katia e Marielle Labèque/foto divulgação

Música em Trancoso é um emocionante festival, com características únicas, criado para encantar. 
De 17 a 24 de março de 2012, reunirá em uma série de concertos de música clássica a Orquestra Juvenil da Bahia com alguns dos mais conceituados virtuoses internacionais da atualidade em repertórios que incluem o popular brasileiro. 

Em Trancoso, Katia e Marielle Labèque tocam Gershwin, Ravel, Albeniz, Saint-Saens, Poulenc, em duo e com outros músicos. 

Katia e Marielle Labèque nasceram na costa sudoeste da França, próximo à Espanha. Apesar de as duas irmãs serem bem diferentes, elas formam uma dupla de piano muito comunicativa. Seu repertório inclui vasto material, de Bach interpretado em instrumentos de época até compositores contemporâneos do século XXI. 
As irmãs Labèque receberam sua primeira instrução musical de sua mãe italiana, Ada Cecchi (ex-aluna de Marguerite Long), a qual iniciou aulas de música quando suas filhas tinham três e cinco anos de idade. Logo após a graduação, na adolescência, as irmãs faziam apresentações de música contemporânea. 

Enquanto certa notoriedade surgia com tal repertório em suas apresentações, o pico de celebridade se deu quando sua gravação de duo de piano da Rhapsody in Blue, de George Gershwin, vendeu mais de meio milhão de cópias. Tocaram sob a direção de regentes mundialmente reconhecidos, dentre eles, Giovanni Antonini, Semyon Bychkov, Gustavo Dudamel, Charles Dutoit, Sir John Eliot Gardiner, Zubin Mehta, Antonio Pappano, Georges Prêtre, Sir Simon Rattle, Esa-Pekka Salonen, Leonard Slatkin e Michael Tilson Thomas. 

Participaram de apresentações com as orquestras mais prestigiadas do mundo: a Royal Concertgebouw, de Amsterdã, as Filarmônicas de Berlim, Viena, Los Angeles e a do Teatro Alla Scala di Milano; as Sinfônicas de Boston, Chicago e Londres, as orquestras de Cleveland e Filadélfia, a Leipzig Gewandhaus Orchestra, a Bayerischer Rundfunke a Dresden Staatskapelle Orchestra. Como recitalistas são convidadas com frequência para festivais como o de Berlim, Blossom, Edimburgo, Hollywood Bowl, Lucerna, Ludwisburg, Mozartwoche Salzburg, Mostly Mozart New York, os Proms da BBC, Ravinia, Tanglewood, Rheingau, Ruhr, Schleswig-Holstein, e os Festivais de Páscoa e Pentecostes de Salzburgo. Elas tiveram o privilégio de trabalhar com compositores tais como Louis Andriessen, Luciano Berio, Pierre Boulez, György Ligeti e Olivier Messiaen. 

Katia e Marielle Labèque encomendaram dois pianos de Silbermann com design de meados do século XVII para apresentarem músicas deste mesmo período com grupos barrocos como The English Soloists, Il Giardino Armonico, Musica Antigua Köln, Venice Baroque e Gabrieli Players. Para o centenário de Johann Sebastian Bach, o concerto no Musikverein de Viena, com Il Giardino Armonico, foi televisionado para todo o mundo pela ORF e gravado em DVD. 

Música em Trancoso é a riquíssima combinação de três apaixonantes ingredientes: a música, um paradisíaco cenário e a amizade. É a realização de um sonho de quatro amigos que comungam um mesmo ideal, o de promover o encontro da beleza natural de Trancoso com a empolgação de um festival único de música. Concebido para proporcionar uma experiência que vai além de simples concertos, Música em Trancoso é, antes de mais nada, a certeza de que a música pode trazer desenvolvimento econômico e social. Por meio de masterclasses abertas e outras atividades voltadas para a comunidade, o encontro tem o objetivo de disseminar o amor pela música e fazer dessa paixão um instrumento sustentável de desenvolvimento. 

Maiores informações : http://musicaemtrancoso.org.br/os-artistas/