segunda-feira, 25 de abril de 2011

Arquiteto francês fala do impacto do metrô em Toulouse

Le Mirail em Toulouse/foto AARP


O Bureau Salvador-SCAC Recife e a Faculdade de Arquitetura da UFBA apresentam o arquiteto e urbanista francês Rémi Papillault que fala sobre O impacto do metrô sobre a transformação do bairro do Mirail em Toulouse, dia 4 de maio às 9h30.

O bairro do Mirail nasce nos anos 60 com o crescimento rápido da população de Toulouse. A conceituada equipe do arquiteto e urbanista Georges Candelis, discípulo de Le Corbusier, apresenta um projeto que reaproveita os princípios de urbanismo já conhecidos acrescentando elementos inovadores na concepção das circulações, como a separação dos pedestres e dos veículos com uma calçada que liga as três partes do bairro e que abre o acesso para os pedestres a centros comerciais, equipamentos culturais e educativos sem nunca precisar andar ao nível da rua e dos carros. As unidades habitacionais se relacionam com parques, comércios e serviços e ao redor do lago artificial são previstos espaços culturais. O bairro, por essa singularidade, é alvo da curiosidade dos urbanistas do mundo inteiro. Portanto, o projeto não chega ao fim e se torna pouco a pouco uma zona de desemprego, violência e insegurança, um gueto isolado.



Nos anos 1993-2007, chega o metrô, duas linhas, que utiliza a tecnologia dos veículos automatizados leves (VAL). O metrô se estende sobre quase 30 quilômetros e tem 37 estações. O metrô transporta em torno de 350 000 pessoas por dia.

Rémi Papillault conta como um bairro pode se transformar, se abrir e construir sua coesão, respeitando suas características principais com a chegada de um novo meio de transporte, com o desafio de tomar em consideração a especificidade patrimonial do local.

Arquiteto e urbanista, administrador da Fundação Le Corbusier, Rémi Papillault dirige o Atelier de Arquitetura (AARP) em Toulouse. Ele participou de estudos e projetos em locais difíceis, como o estudo para o setor salvaguardado de Toulouse ou a transformação dos antigos Abatedouros de Toulouse em Centro de Arte Moderna e Contemporânea. Professor e pesquisador na Escola de Arquitetura de Toulouse, publicou vários trabalhos sobre as relações entre a cidade e a arquitetura no século XX. Ele é responsável pelo estudo sobre o Grande Projeto de Cidade para Toulouse Le Mirail.

Palestra: O impacto do metrô sobre a transformação do bairro do Mirail em Toulouse, Rémi Papillault

Quarta feira 04.05, 9h30-12h30

Auditório Mastaba, Faculdade de Arquitetura da UFBA, rua Caetano Moura 121-Federação
entrada franca