terça-feira, 3 de abril de 2012

Inscrições abertas para o programa Courants du Monde 2012


Estão abertas as inscrições para o programa Courants du Monde 2012, programa de formação e intercâmbio na França promovido pelo Ministério francês da Cultura  e da Comunicação para profissionais da cultura.

O programa Courants du Monde destina-se à profissionais da cultura estrangeiros francófonos do mundo inteiro, com experiência de aproximadamente 5 anos no ramo da cultura, exercendo funções de responsabilidade junto à uma instituição ou empresa pública ou privada de cunho cultural e com muito bom domínio do francês.

Courants du Monde oferece varias modalidades.
O estágio Séjour Culture é um módulo individual para profissionais da cultura nas áreas de artes plásticas, teatro, circo, música, dança, bibliotecas, livro e edição, cinema, museus, arquitetura, urbanismo e patrimônio ou ação cultural. O Séjour Culture oferece a possibilidade de vivenciar uma agenda personalizada durante duas semanas com reuniões, entrevistas, visitas e/ou estadias em estabelecimentos culturais.

Os quatro estágios coletivos Stages Culture são seminários teóricos e práticos (palestras, debates, oficinas temáticas, encontros com profissionais, visitas de estabelecimentos, etc.) visando aprofundar as ferramentas de elaboração, gestão e análise necessárias à determinação de estratégias culturais. O estágio As políticas da cultura e sua administração é coordenado pelo  Observatoire des Politiques Culturelles em Grenoble. A Université Paris IX –Dauphine organiza o estágio Financiamento e economia da  cultura para 20 pessoas. O estágio Os Recursos Eletrônicos em Bibliotecas é coordenado pela Bibliothèque Nationale de France e a Bibliothèque Publique d’Information do Centre Georges Pompidou em Paris. O estágio Teorias e práticas da arquivologia depende da Direction des Archives de France.

O Ministério francês da Cultura e da Comunicação paga os custos de hospedagem, alimentação, transportes locais, seguro e custos pedagógicos. O candidato ou sua instituição ou apoiador paga o custo de passagem aérea internacional.

Os estágios acontecem do 21 de novembro a 06 dezembro de 2012.