quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Salvador recebe La Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 com vitória de Thomas Ruyant

Thomas Ruyant/foto I.Kirsch
Thomas Ruyant/foto I.Kirsch
D.Morvant, C.Tramm e T.Ryuant/foto I.Kirsch
A.Pochon, D.Morvant, C.Tramm, T.Ruyant/foto I.Kirsch
Thomas Ruyant/foto I.Kirsch

C.Vieux/foto I.Kirsch
o patrocinador Faber France/foto I.Kirsch
as obras do alunos/foto I.Kirsch
o veleiro 667/foto I.Kirsch

Após 24 dias e 7800 quilômetros navegando sozinho em alto mar, o francês Thomas Ruyant (Faber France), com seu veleiro da categoria protótipo cruzou a linha de chegada na Bahia de Todos os Santos por volta das 6h da manhã do dia 22 de outubro.

Thomas foi acolhido por 3 barcos com o pessoal da Transat 6,50, da Bahiatursa, da Charente-Maritime e do Serviço Cultural da Embaixada da França em Salvador.

Ver essa vela saindo do nada, ou melhor, da imensidão do mar, foi uma emoção sem igual.
Após quase um mês navegando sozinho, Thomas Ryuant pisou em terra firme, com uma leveza e uma lucidez impressionantes. Conversou com todos os jornalistas, patrocinadores, representantes oficiais com clareza e gentileza. Contou que teve um dia que só recebeu balde de água na cabeça

Com grande sorriso, tudo que Thomas quer agora é ver sua namorada e tomar caipirinhas com os outros concorrentes.
No terminal náutico, Thomas Ruyant recebeu os calorosos parabéns de Carlos Tramm, chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo, Kelcya Lima da Bahiatursa, o representante da Prefeitura, Dominique Morvant, Vice-Presidente do Conselho geral da região Charente-Maritime, Alain Pochon e Christophe Vieux, presidente e diretor do Grand-Pavois Organisation.

Na coletiva, Dominique Morvant, vice-presidente da região Charente-Maritime, ressaltou a importância da cooperação com a Bahia, cooperação universitária com intercâmbio entre as universidades de La Rochelle e Ilhéus, o desenvolvimento econômico na área dos esportes náuticos, a cooperação no campo do turismo. Sem falar no belo projeto de abrir uma escola de vela para jovens de comunidades desfavorecidas.

Até o dia 28-29 de outubro todos os velejadores devem chegar a Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário