domingo, 29 de janeiro de 2012

Festival Cultural de Rua chega em Itaparica com atrações francesas

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Ilha de Itaparica vive um final de semana com espetácu¬los, shows musicais, oficinas de circo, de artes plásticas e ecológicas, com gastronomia e artesanato local. A segunda edição do FESTIT - Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica chega com uma programação cultural diversificada e gratuita, com artistas da Ilha, da Bahia, do Brasil e de fora.

O Eco-Festival alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a artistas novos e conhecidos, afirma Solange Lima, coordenadora do FESTIT. A edição do FESTIT 2012 propoe desde palhaço, teatro, até a inusitada dança com bicicleta de Vincent Warin, Friandises Véliciclopédiques, shows musicais, com samba, reggae e até instrumentos inusitados. O FESTIT também promove oficinas e palestras sobre artes e sustentabilidade. Em sua primeira edição, em 2010, cerca de duas mil pessoas passaram pelo evento.

Friandises Véliciclopédiques é um espetáculo-perfomance que usa movimen¬tos, acrobacias, ritmo e dança com uma bici¬cleta BMX. Vincent Warin e sua bicicleta fun¬dem-se em momentos de liberdade, e nos transportam para uma poesia oblíqua, onde o absurdo, loucura e realidade estão des¬pertando as suspeitas dos sonhos de todos. Vincent Warin é acrobata, dançarino, ator e ex vice-campeão mundial de BMX Freestyle. Criou 3-4 petites pièces pour vélo, que percorreu o Brasil em 2009 no Ano da França no Brasil.




Complètement swing! do Cirque Exalté (França) trabalha com trapézio, malabares e acrobacias em um es¬petáculo alegre e dinâmico. Seu mundo transborda de energia, e até mesmo os objetos ganham vida. Os personagens dançam, fazem malabares, tocam acordeão e voam no trapézio de balanço com humor e alegria transportando o público até eles. Eles refundam as leis da gravidade, com incrível ener¬gia e coragem em abundância, para um número sur¬preendente de fantasia, humor, e controle perfeito (Le Républicain). O show foi premiado na França. O Cirque Exalté é formado por Angelo Matsakis, malabarista, acrobata e dançarino, e Sara Desprez, dançarina e trapezista.

2°Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica - FESTIT
04 e 05/02, 10h-22h, Praça do Mercado Municipal de Itaparica, Centro, Itaparica
Friandises Véliciclopédiques, Vincent Warin: 04 e 05/02, 17h-17h30
Complètement swing!, Cirque Exalté: 04 e 05/02, 17h30-18h15
entrada franca
www.festivalilhadeitaparica.com/ (link reduzido: bit.ly/festit2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário