sábado, 8 de agosto de 2009

À procura de um olhar no Palace das Artes


Diogenes Moura e Pierre Sabaté

Marcelo Reis e Pierre Sabaté

Murilo Ribeiro

Sexta dia 31 de julho, o Palacete das Artes abriu o A Gosto da Fotografia com a exposição inédita À Procura de um Olhar – fotógrafos franceses e brasileiros revelam o Brasil, através de cerca de 100 imagens. Mais de 500 convidados puderam visitar a exposição, cuja curadoria é assinada por Diógenes Moura, também curador da Pinacoteca de Sao Paulo. Marcello Mattos Araújo, diretor da Pinacoteca de São Paulo também prestigiou o vernissage.
A mostra À procura de um Olhar, depois de São Paulo, apresenta um conjunto de obras de fotógrafos históricos e contemporaneos franceses e brasileiros.
A exposição destaca o trabalho de três fotógrafos franceses com expressiva atuação na história da fotografia brasileira, Pierre Verger, Marcel Gautherot e Jean Manzon, além de uma homenagem a Claude Lévi-Strauss. Com linguagem própria, cada um deles lançou olhares “estrangeiros” sobre a realidade brasileira, revelando novos parâmetros de entendimento.
Ao lado desse núcleo histórico, a mostra inclui o trabalho de três fotógrafos franceses da atualidade, provocando a leitura dos percursos realizados pelas obras de Verger, Gautherot e Manzon. Bruno Barbey, Olivia Gay e Antoine D’Agata revelam as identidades do Brasil em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belém. Olivia Gay e Antoine D’Agata procuram mulheres enraizadas nos seus destinos. Bruno Barbey busca harmonia entre luz, cores e sombra nos seus retratos. Completando esse conjunto, os fotógrafos brasileiros Luiz Braga, Tiago Santana e Mauro Restiffe desenvolvem um diálogo entre as imagens históricas e as realizadas pelos fotógrafos franceses convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário