quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bernard Attal apresenta Os Magníficos no Espaço Unibanco Glauber Rocha

A equipe do filme aredor de Bernard Attal/foto I.Kirsch

A equipe do filme/foto I.Kirsch

A equipe do filme/foto I.Kirsch

O francês radicado na Bahia apresentou ontem à noite seu filme Os Magníficos ao público baiano.
Bernard Attal retratou a grandeza e a decadência das famílias fazendeiras do cacau no sul da Bahia, na região de Itajuípe.
Logo no começo, com referência explícita a obra de Orson Welles O esplendor dos Ambersons (1942), Bernard se posiciona no cinema como arte. E é isso mesmo, através dos depoimentos daqueles que viveram a época de ouro do cacau e que hoje passam dificuldades. Bernard Attal faz do seu documentário sobre fatos históricos, econômicos e sociais da região, uma obra de arte altamente humana e tocante com altos padrões de estética.
Bernard ressaltou a capacidade dos brasileiros de enfrentar os altos e baixos da vida, ao contrário dos Europeus. Também, explicou que ele quis mostrar pessoas sem amargura, sem ressentimento, já que para evoluir, é necessário olhar para frente.
O Cônsul Honorário da França em Salvador, Pierre Sabaté, e a esposa, Clélia, acharam o filme poderoso. Acrescentando que o mesmo precisa ser levado à França.
Vale à pena assistir. Dia 14 de janeiro na TVE do IRDEB. Falando no IRDEB, o seu diretor, Pola Ribeiro, lembrou ao publico a vocação do projeto DOCTV que premia filmes documentários e põe a produção de documentários no mapa do audiovisual. A noite de ontem mostra que existe público para esse tipo de filme. Os Magníficos de Bernard Attal e Os Negros de Mônica Simões lotaram duas salas do Espaço Unibanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário