domingo, 20 de março de 2011

Daniel Soulier conta Maupassant no Vila Velha

Daniel Soulier/foto divulgação

No âmbito da Semana da francofonia,
o Bureau Salvador-SCAC Recife e Ifelaya apresentam
Quatros contos de Maupassant
no Teatro Vila Velha dia 24 de março as 20h.

Quatros contos de Maupassant nasceu da vontade de um comediante de atuar sozinho, um desafio assustador e aliciante, e mergulhar entre os mais perfeitos textos, os mais cinzelados da língua francesa. Daniel Soulier, sozinho no palco, chacoalha dentro de um carro, navega de canoa pelo Sena, toma o trem para visitar a Côte d’Azur, vivendo à flor da pele, sob o seu chapéu de palha, o perfeito burguês ou o camponês de forte sotaque. Engraçados ou emocionantes, sempre fortes e linguisticamente perfeitos, esses contos seguem uma trajetória coerente e única, de uma carruagem pulamos num trem para um descanso matinal, e enfim, acabar num barco de pescador. Cada meio de transporte traz seus cheiros próprios, suas emoções, suas personagens, e também, seus náufragos. Este espetáculo transporta o público para uma viagem no tempo, na França retratada por Corot, Manet ou Renoir.

Daniel Soulier trabalhou com Antoine Vitez durante mais de 10 anos no Théâtre National de Chaillot. Montou Dom Juan e O avarento de Molière. Publicou vários textos para teatro e televisão e ensinou a arte dramática.
Daniel escolhou montar Maupassant porque ele é seu autor favorito e tinha a idéia de viajar ao redor o mundo com um espetáculo leve, sensual e perfeitamente representativo do espirito francês. Guy de Maupassant (1850-1893), amigo de Gustave Flaubert, Émile Zola e Alexandre Dumas, em 10 anos de atividade, antes de mergulhar na loucura, marcou a literatura francesa com seus romances (Bel-Ami, Pierre et Jean) e sobre tudo, mais de 300 contos, entre os quais La Maison Tellier, Boule de Suif ou Le Horla, que chamam atenção pela força realista e o olhar acirrado sobre a comédia humana. Rejetando o romantismo, Maupassant acata o ideal de um romance na busca do realismo sem exclusão moral, coroado muito rapidamente pelo reconhecimento de seus pares e pelo successo de público.

Teatro: Quatro contos de Maupassant, Daniel Soulier
22.03, 19h, bate papo com Daniel Soulier, Palacete das Artes-Museu Rodin Bahia
23.03, 14h as 18h, oficina de teatro com Daniel Soulier, Aliança francesa
24.03, 20h, Teatro Vila Velha, 20R$ e 10R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário