segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jovem soteropolitana na França com Rencontres Internationales de Jeunes



Alane Santos Almeida, uma jovem soteropolitana de 18 anos, está de malas prontas para voar para a França dia 3 de julho no âmbito do programa do Ministério das Relações Exteriores e Européias, Rencontres Internationales de Jeunes (RIJ) 2011 Paris-Strasbourg, de la capitale française à la capitale européenne.

Rencontres Internationales de Jeunes-RIJ (Encontros Internacionais de Jovens) é um programa criado pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias nos anos 80, hoje coordenado pelo Institut Français. As RIJ reúnem cada ano 300 jovens de 18 a 25 anos de 55 países que descobrem a França durante 12 dias através de várias abordagens, cultural, profissional, científica, esportiva, turística e ecológica.

Alane participa da RIJ fotografia/vídeo Paris-Strasbourg, da capital francesa a capital européia. A realização de um filme sobre a identidade nacional e européia esta no menu da estadia. Os jovens vão descobrir as técnicas de roteiro, filmagem, iluminação, montagem, etc. Também o programa inclui visitas de locais turísticos em Paris e na Alsácia, passeio de bâteau-mouche no Sena, degustação gastronômica, esportes, além da descoberta das instituições européias em Strasbourg (Parlamento europeu, Conselho da Europa).

Para ganhar a viagem, Alane Santos Almeida escreveu um texto de rap sobre o tema da juventude incluindo dez palavras obrigatórias. Alane estuda no segundo ano no colégio da rede pública Luiz Viana e ambiciona estudar direito para se tornar promotora de justiça. Conheceu o concurso SLAM 2011 através da professora na escola. Estuda francês há um ano no colégio e sozinha em casa. Escolheu a língua porque a acha diferente e muito interessante de ser aprendida, pois temos palavras francesas no nosso dia-dia e não sabemos. Também gosta de ficar cheirosa com os perfumes de lá. Desta viagem, Alane espera conhecer muitos lugares, aprender muito mais sobre a cultura francesa e sobretudo da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário