sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bolsas na França para professores da Bahia

A Embaixada da França oferece várias bolsas de estágios na França para professores de francês do ensino básico e das universidades.

A bolsa de estágio Engenharia das Licenciaturas, dirigida aos responsáveis pelos departamentos de francês das universidades, no Centre de Linguistique Appliquée (CLA) de Besançon, de 20 de junho a 2 de julho de 2011 foi atribuída ao Professor Sérgio Israel Levemfous, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Esta bolsa compreende os custos da formação e as despesas de hospedagem, alimentação, assim como um seguro individual válido para o período.

Soane Nascimento Lima, professora no Colégio Luiz Viana e Presidente das Associação dos Professores de francês da Bahia (APFEBA), e Ady Sá Teles Santana, que ensina na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), passam um mês na França para participar dos programas de aperfeiçoamento linguístico no Cavilam em Vichy e no CUEF em Perpignan.

O Cavilam (Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias) organiza um estágio de 140 horas de formação com percursos temáticos que abrangem o ensino da língua, comunicação escrita ou oral, civilização e cultura, ou francês da gastronomia, por exemplo. Como ensinar a adolescentes, como introduzir a arte na classe, como aprender fazendo teatro ou cantando, como aproveitar as mídias e as tecnologias na aprendizagem ? Como administrar uma turma ? Eis várias problemáticas que os professores vão discutir na formação. Além disso, palestras sobre assuntos atuais, metodologia ministradas por profissionais conceituados são previstas. Tem também encontros com profissionais da área além de visitas culturais e degustações de produtos regionais. O Cavilam é um centro de referência para o Francês Língua Estrangeira (FLE) e a formação dos professores. Fundado em 1964, a cada ano o Cavilam recebe cerca de 4000 estudantes e mais de 1000 professores do mundo inteiro.

O estágio Didactique du Français Langue Étrangère et du Français sur Objectifs Universitaires organizado pelo CUEF em Perpignan integra módulos de formação para didática do francês como as inovações na ciências da educação. Inclui também sessões sobre a literatura francesa contemporânea ou o cinema. Examina como preparar os estudantes não francófonos aos estudos na Universidade francesa. Além disso contempla conteúdos culturais sobre a sociedade francesa e catalã sempre com abordagem intercultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário