quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conservadora do Musée Rodin em Paris chega a Salvador

Aline Magnien/foto Irène Kirsch
foto Roberto Abreu

O Museu Rodin Bahia recebe Aline Magnien, Vice Diretora e Conservadora Geral do Musée Rodin em Paris, para uma palestra sobre a Gestão museológica no Musée Rodin em Paris e Meudon. Quais são as escolhas museológicas, como se monta uma exposição ? Como se mostram as coleções ? O que está exposto e porquê ? Como se conservam obras históricas ? Quais são as ações culturais do Museu ? Quais são as ambições de uma política educativa em um museu de prestígio como o Musée Rodin ? Estes são alguns dos temas que Aline Magnien tratará na sua fala.
Além da sua palestra, Aline Magnien animará, também, com o Professor José Saja, filósofo e professor na UFBA, um debate sobre o mito na obra de Rodin e seu interesse pela Antiguidade.

Aline Magnien é formada em letras e Doutora em História das Artes (Université Paris-X-Nanterre). É Conservadora Geral do Patrimônio, Chefe do Inventário Geral de Picardie e, desde 2008, Diretora das Coleções do Musée Rodin em Paris.
Aline está no Brasil para visitar o Museu Rodin Bahia, avaliar o estado das obras em comodato e encontrar-se com as autoridades do Estado para conversar sobre as perspectivas da cooperação entre o Musée Rodin e o Estado da Bahia.

Há dois anos, Rodin chegou à Bahia. A exposição Auguste Rodin, homem e gênio, que apresenta 62 gessos do conjunto La Porte de l’enfer (A Porta do inferno), foi inaugurada no âmbito do Ano da França no Brasil em outubro de 2009 e, desde então, atraiu mais de 80 000 visitantes ao Palacete das Artes.
Feitas em gesso, matéria primordial para Rodin, obras como O Beijo e O Pensador – ficam em exposição no Palacete das Artes, em Salvador, por mais um ano. Esta é a primeira vez que o Museu Rodin Paris concorda em ceder por tanto tempo as peças do artista francês para uma exposição, acatando a iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura. Estas obras originais ajudam a compreender o processo de criação de Rodin, que não hesitava em fazer diferentes composições a partir de figuras idênticas.

Diálogos no Palacete das Artes Museu Rodin Bahia
30.11, 17h-19h, Dialogando com a arte e a filosofia, José Antônio Saja e Aline Magnien
01.12, 17h-19h, A gestão museológica do Musée Rodin em Paris e Meudon, Aline Magnien
www.palacetedasartes.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário