sábado, 30 de junho de 2012

Professora de francês em formação no Cavilam


A Embaixada da França oferece uma bolsa de estágio na França para professores de francês do ensino básico e médio no mês de julho no Cavilam.


Maria Fanilma Gomes Bonfim, professora no Colégio Luiz Viana e membro ativo da Associação dos Professores de francês da Bahia (APFEBA), passa um mês na França para participar de um programa de aperfeiçoamento linguístico no Cavilam em Vichy.

O Cavilam (Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias) organiza um estágio de 70 horas de formação com percursos temáticos que abrangem o ensino da língua, comunicação escrita ou oral, civilização e cultura, ou francês da gastronomia, por exemplo. Como ensinar a adolescentes, como introduzir a arte na classe, como aprender fazendo teatro ou cantando, como aproveitar as mídias e as tecnologias na aprendizagem ? Como administrar uma turma ? Eis várias problemáticas que os professores vão discutir na formação. Além disso, palestras sobre assuntos atuais, metodologia ministradas por profissionais conceituados são previstas. Tem também encontros com profissionais da área além de visitas culturais e degustações de produtos regionais. O Cavilam é um centro de referência para o Francês Língua Estrangeira (FLE) e a formação dos professores. Fundado em 1964, a cada ano o Cavilam recebe cerca de 4000 estudantes e mais de 1000 professores do mundo inteiro.
Maria Fanilma escolheu os percursos temáticos Jeux, créativité et activités ludiques en classe e Les technologies de l’information et de la communication pour l’éducation (TICE).

Maria Fanilma Gomes Bonfim é graduada pela UFBA em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Francês/Especialização Estudos Linguísticos e Literários. Começou a estudar francês na Faculdade.

Conhece pouco a França, foi até lá por pouquíssimo tempo. Todo mundo sabe que os franceses fizeram a revolução da liberdade, igualdade e fraternidade base da democracia que foi inspiração para outros lugares do mundo, inclusive para o Brasil que se inspirou nas idéias do Positivismo de Auguste Comte. Talvez por isso, percebi que os Franceses podem ser muito orgulhosos com os outros. Dentre as artes a que mais aprecio é a literatura, com elas podemos nos deleitar transportando nossos pensamentos ao universo do autor de maneira a emocionar transmitindo sensações as mais diversas como, por exemplo, quando lemos Victor Hugo, Rousseau, Emile Zola, Simone de Beauvoir, dentre outros.
Maria Fanilma acredita que uma experiência como essa, de participar de estágios no exterior, enriquece cultural e profissionalmente, pois oferece a oportunidade de vivenciar os costumes, tradições e adquirir novos conhecimentos que podem ajudar no desenvolvimento pessoal e do nosso trabalho. É diferente quando o professor responde aos alunos sobre lugares que ele já esteve, a visão é outra, por mais que se saiba sobre eles, creio que nos dá mais segurança. Espero que essa estadia e principalmente o estágio no Cavilam traga-me mais aprendizagem, técnica e animo para continuar minha tarefa de professor; oportunidade que obtive quando de minha estadia ao Québec para participar de um estágio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário