sexta-feira, 29 de maio de 2009

França, primeiro destino dos bolsistas brasileiros

Prof. Jorge Guimarães, Antoine Pouillieute - Embaixador da França - e Prof. Pierre Jaisson
Antoine Pouillieute, Embaixador da França no Brasil, esteve em Salvador para, ao lado de Pierre Jaisson, presidente do Cofecub e de Jorge Guimarães, presidente da Capes participar das comemorações dos 30 anos da parceria entre Brasil e França através do Convênio Capes/Cofecub.

Em seu discurso o Embaixador ressaltou a importância da parceria científica, afirmando sua opção por ela ao dizer que, se houvesse a necessidade de existir apenas um tipo de parceria, escolheria a científica.

Em seguida, o Embaixador assistiu à conferência do Prof. Jorge Guimarães, intitulada “Evolução do impacto da ciência brasileira ao longo das três últimas décadas”. Coube ao presidente da Capes anunciar que a França é o primeiro destino de bolsistas do ensino superior que saem do Brasil. Em 2008, 1.192 estudantes brasileiros receberam bolsas de estudo para ir à França, contra 946 para ir aos EUA.

Dados tão positivos foram motivo para celebração durante o seminário comemorativo organizado pelos governos dos dois países e realizado pela Capes, Cofecub e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O evento, sem dúvida o mais importante no âmbito acadêmico do Ano da França no Brasil, reuniu durante três dias na capital baiana cerca de 250 pesquisadores, dos quais 50 franceses, todos diretamente beneficiados pelo convênio Capes/Cofecub. Uma mesa redonda falando sobre as perspectivas da cooperação Brasil-França marcou o encerramento do seminário na tarde-noite de 26 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário