domingo, 24 de maio de 2009

Festa franco-brasileira em Salvador

Irène Kirsch, Pierre Jaisson, Clélia e Pierre Sabaté e Pierre Colombier

Roberto Andrade, Irène Kirsch e Naomar de Almeida Filho

Pierre Sabaté, Christine e Daniel Haize

Nos salões do Bahia Othon a baiana prepara os deliciosos acarajés

O balcão de atendimento à espera dos pesquisadores/convidados

Jorge Guimarães (Capes) e Pierre Jaisson (Cofecub)

Abertura teve apresentação do grupo Vozes Reveladas

Abertas em Salvador as comemorações dos 30 anos do acordo Capes/Cofecub


Uma cerimônia no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia deu início na tarde-noite de domingo às comemorações dos 30 anos de parceria entre Brasil e França através do Convênio Capes/Cofecub que apoia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior com o objetivo de estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes.
Criado em 1978, o programa resultou até agora em 659 projetos em todos os campos disciplinares. Atualmente 124 projetos estão em vigência, cinco dos quais ligados à Universidade Federal da Bahia (UFBA), que já teve 24 projetos contemplados nestes 30 anos de acordo.

Compareceram à cerimônia de abertura os presidentes da Capes, Jorge Guimarães; do Cofecub, Pierre Jaisson; e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ildes Ferreira, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, representando o Governador Jaques Wagner; Pierre Colombier, Conselheiro de Ação e Cooperação cultural da Embaixada da França no Brasil; Alain Coulon, representante do Ministério francês do Ensino Superior e Pesquisa; Marc Tardy, Representante do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e Europeus; Jean-Pierre Courtiat, adido científico da Embaixada da França no Brasil; Daniel Haize, Adido de Ação e Cooperação do Consulado da França em Recife; Irène Kirsch do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural de Salvador – Antena de Recife e Pierre Sabaté, Cônsul honorário da França em Salvador. Além de cerca de 250 pesquisadores, dos quais 50 franceses, convidados pela Capes e pelo Cofecub a participarem das comemorações e do seminário que acontece nos próximos dois dias no Bahia Othon Hotel.

A cerimônica contou com a participação do Coral Vozes Reveladas que fez um passeio pela música das Américas desde suas origens africanas, passando por Estados Unidos, Haiti e Venezuela, até chegar ao Brasil de Assis Valente, Gilberto Gil e Cazuza.

Após a composição da mesa com as autoridades presentes e a execução dos Hinos Nacionais da França e do Brasil, o reitor da UFBA abriu oficialmente a sessão de comemoração dos 30 anos do Convênio Capes/Cofecub. Na sequência os convidados partiram rumo ao Bahia Othon onde a Embaixada da França recebia para um coquetel a base de acarajés, abarás, água de côco e caipirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário