sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um Shakespeare franco-baiano

Cartaz da peça com foto de Pierre Verger

Tempête à 13°sud, espetáculo inspirado no texto A Tempestade, última peça do bardo inglês, estreou ontem em Salvador no Teatro Martim Gonçalves completamente lotado para aplaudir a montagem da Companhia Kastor Agile, de Lyon, em mais uma parceria do Ano da França no Brasil.
A ideia de ambientar o espetáculo em Salvador - que se localiza geograficamente na latitude 13° sul - nasceu em 2007 quando o diretor Gilles Pastor, laureado com uma bolsa "Villa Médicis-Hors les murs" passou na cidade três meses, estudando o sincretismo e o transe através do Candomblé.
Essa experiência gerou toda uma influência além de justificar a produção de um espetáculo de imagens inspirado na realidade urbana de Salvador, suas formas de culto e sincretismos religiosos e culturais, em uma leitura pessoal. A montagem é composta por uma equipe de artistas, músicos e técnicos, brasileiros e franceses trabalhando em cooperação.
O espetáculo é apresentado em francês, com legendas em português. O cenário é assinado por Pierre David, artista plástico francês cuja residência no Museu de Arte Moderna da Bahia resultou na exposição "Nuancier", em cartaz até domingo no belo prédio do Solar do Unhão.
Tempête à 13º sud conta com a presença de músicos que mesclam música elisabetana, candomblé e choro e de um dançarino no palco. Depois das apresentações na capital baiana a peça, durante o outono europeu no teatro Le Point du jour, em lyon, cujo diretor, Michel Raskine veio a Salvador prestigiar a estreia da companhia.
Serviço TEMPÊTE À 13°SUD Direção: Gilles Pastor
Local: Teatro Martim Gonçalves Escola de Teatro da UFBA
Informações: tel. 3283-7851 e 3283-7862
Dias 30 e 31 de maio e 4, 5, 6, 7 de junho às 20 h
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário