quarta-feira, 3 de junho de 2009

VI Colóquio Franco Brasileiro de Estética

Mesa de Abertura
Alberto Olivieri, François Soulages, Roaleno Ribeiro Costa, Irène Kirsch e Ricardo Biriba
Foto: Iraildes Mascarenhas
François Soulages (Paris VIII) e Roaleno Ribeiro Costa (UFBA)
Foto: Iraildes Mascarenhas

Performance "De rede em rede"
Foto: Iraildes Mascarenhas

Reitoria da UFBA em festa com a performance "De rede em rede"
Foto: Iraildes Mascarenhas

O SCAC de Salvador, na figura de Irène Kirsch esteve presente à abertura do VI Colóquio Franco Brasileiro de Estética: o sensível contemporâneo, no dia 1° de junho, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.
O Colóquio acontece no âmbito do Ano da França no Brasil e corresponde a uma seqüência de Colóquios desenvolvidos entre a UFBA e a Universidade de Paris 8 e corresponde ao IV do ciclo internacional: “Fotografia e Arte Contemporânea”, realizado pelo Grupo Internacional RETINA – Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes.
O VI Colóquio sedimenta e amadurece as pesquisas realizadas desde o ano de 2002 e estreita as relações entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA e a Universidade de Paris 8, assim como busca dar visibilidade à produção de conhecimento desenvolvida por pesquisadores e artistas, objetivando o amadurecimento do caráter sensível contemporâneo na produção artística, cultural e científica.
O público presente à abertura foi brindado com as performances “De rede em rede” e “Distorções” e da apresentação da cantora baiana, Marília Pita, interpretando duas canções de Henri Salvador. Em seguida houve uma apresentação da Fôlego Vivo Frevo Orquestra, com direção artística de Alexandre Vargas e a abertura da exposição “O sensível contemporâneo” na Escola de Belas artes, ocupando a salas Riolan Coutinho, a Galeria Cañizares e o Salão Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário