sexta-feira, 31 de julho de 2009

O TCA recebe Jean-Christophe Ballot

Museu Rodin-Paris

Museu Loyola-Chicago

Rio Indus-India

Museu do Louvre-Paris

Usina Renault-França

Porto de Surabaya-Indonesia

Chicago

O fotógrafo francês, Jean-Christophe Ballot foi a atração da mais recente edição – 28 de julho – do projeto Conversas Plugadas, programa de encontro com personalidades da cultura promovido pelo TCA. A presença de Jean-Christophe para apresentar um panorama de seu trabalho reuniu na Sala do Coro do TCA uma plateia de mais 120 pessoas, composta essencialmente de artistas, arquitetos e pessoas ligadas ao mundo da cultura.
Apesar da concorrência do SEMCINE e da mostra Jean-Luc Godard no andar de cima, o diretor do teatro, Moacyr Gramacho, e a sua diretora artística, Rose Lima, prestigiaram o evento.
Jean-Christophe mostrou 200 fotografias organizadas em cinco temas prediletos: as paisagens urbanas, as paisagens industriais, as paisagens naturais, os objetos utilitários e os museus e lugares de memória.
Assim a plateia viajou pelas cidades de Shanghai, Nova York ou Chicago, pela antiga usina Renault na França, pelos portos de Surabaya na Indonésia e de Casablanca, pelo deserto do Neguev em Israel e pelo Himalaia ao longo do rio Indus, pelo museu do Louvre e last but not least, pelo Museu Rodin onde ele fotografou esculturas criando uma obra a partir da obra do Rodin e assim revelando uma nova dimensão do tema.
Concluiu a conversa contando sobre seus trabalhos nesse momento e falou da mostra apresentada no Museu Loyola de Chicago sobre a sua obra.
Jean-Christophe Ballot fotografa o mundo há mais de 25 anos. Ele trabalha sobre encomenda de autoridades públicas, museus e particulares. Sua obra pode ser vista nos maiores museus do mundo e importantes coleções particulares.
A passagem de Jean-Christophe Ballot por Salvador permitiu que ele fizesse uma visita de um dia a cidade em busca de uma primeira impressão da cidade pensando na possibilidade de uma futura residência artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário