quarta-feira, 28 de julho de 2010

Isabelle Rathery fala da montagem no VI SemCine

Isabelle Rathery/foto I.Kirsch

Isabelle Rathery/foto M.Quay

Michelange Quay/foto I.Kirsch

Juliana Guanais e Isabelle Rathery/foto M.Quay

A mesa redonda A arte da montagem reuniu hoje no VI SemCine, profissionais conceituados da montagem Suzan Korda (EUA), Isabelle Rathery (França), Peter Przygodda (Alemanha) e Ricardo Miranda (Brasil). Todos eles já montaram para grandes diretores do planeta, Walter Salles, Jacques Doillon, Wim Wenders ou Glauber Rocha, entre outros.
A montagem no cinema, para alguns, constitui o umbigo do filme. A mesa de corte, hoje digitalizada, é o lugar onde se escreve o cinema? Pode-se consertar um filme pela sua montagem? É possível estragá-lo?
Na verdade, o que a discussão ressalta, é o papel e o posicionamento paradoxal do montador. Ele é um trabalhador, artista também, mais antes de tudo, um trabalhador. Segundo Isabelle Rathery, o montador é um autor, mais um autor que mergulha no universo do diretor. O montador é parte do processo de criação, mas é melhor que ele fique fora do palco. O montador obedece ao diretor mas não confia nele.
Cada participante falou da sua experiência, do seu relacionamento com diretores, em épocas diferentes. Hoje com a montagem digital, o tempo de reflexão se encurta ao mesmo tempo em que as versões da mesma seqüência se multiplicam, gerando o perigo de perda de senso crítico. A liberdade é a opção. A qualidade é a escolha certa.

Isabelle Rathery e Suzan Korda estão oferecendo uma oficina de montagem cinematográfica. Suzan pergunta: você filma perfeitamente uma cena atores, movimentos de câmera, iluminação e, tudo funciona ainda melhor do que você esperava. Mais tarde, durante a edição, você percebe que esta bela cena realmente não se encaixa na dramaturgia. E agora?
Durante a oficina, as montadoras pretendem levar cada participante a um passeio para explorar a magia do processo de edição.
Não perca: 29 e 30.07, 14h, oficina, A Montagem cinematográfica, I. Rathery e S.Korda, Teatro M.Gonçalves (UFBA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário