sábado, 3 de setembro de 2011

Ady Sá Teles Santana de volta da França




Relato a minha participação no Cours de méthodologie du français langue étrangère, na Université de Perpignan Via Domitia, do 3 a 30 de julho.

O curso foi dividido em quatro módulos semanais ministrados por professores doutores em língua e literatura francesa, a exemplo de Chantal Parpette, Christian Puren, Jean Guillemet, C. Pierre et Jacky Caillier, diretor do Centro Universitário de Estudos Franceses.
Na primeira semana, o tema do módulo foi Français Langue étrangère; na segunda, Littérature contemporaine et Cinéma; terceira, Français sur Objectif Universitaire FOU; na quarta e última, Le théâtre et les apports linguistiques et culturels. Os módulos somaram o total de 80 horas de curso de didática do francês sobre objetivo específico e 40 horas de contribuição cultural e lingüística referente ao estágio especializado de formação para professores 2011 organizado pelo Centro Universitário de Estudos Franceses da Universidade de Perpignan.

Nesse curso, tive a oportunidade de interagir com outros professores de francês de diversas nacionalidades, a exemplo da Alemanha, Romênia, Cazaquistão, etc., além de professores brasileiros das regiões Sul e Sudeste. Trocamos experiências e falamos sobre as questões relativas ao curso de francês, língua estrangeira em cada comunidade. Destacamos o nosso trabalho com a lingua francesa em nossas universidades e propusemos sugestões de atividades para interação entre essas instituições e a Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS com o objetivo de incentivar o intercâmbio entre professores e alunos de lingua francesa de várias comunidades acadêmicas.

Agradeço a Embaixada da França no Brasil, assim como ao governo francês pelo apoio moral e financeiro. Agradeço também ao SCAC Salvador, a secretária da adida aqui na Bahia e a todos aqueles que me apoiaram nessa empreitada, a UEFS e ao governo da Bahia pelo afastamento concedido a mim para ausentar-me do país durante esse período. Espero poder continuar minha formação a partir de cursos como estes na França ou em outro país francófono.


Ady Sá Teles Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário