domingo, 4 de setembro de 2011

Conversas plugadas com Stéphane Couturier no TCA dia 12 as 19h

No dia 12/09 (segunda-feira), às 19h, na Sala do Coro do TCA, acontece mais uma edição do Conversas Plugadas com o fotografo francês Stéphane Couturier.
Stéphane Couturier, um dos mais importantes nomes da fotografia contemporânea francesa, que esta pela primeira vez na Bahia. Stéphane compõe imagens que questionam a experiência do olhar a partir de uma técnica de sobreposição de fotos criada por ele. A tática consiste em unir duas fotos através de montagem, gerando uma terceira imagem para provocar reflexão na forma com a qual as pessoas observam a paisagem urbana. Ele já expôs nas Bienais de Moscou (Rússia) e Havana (Cuba), no Museu Georges Pompidou e na Biblioteca Nacional de Paris (ambos em Paris), no Centro Nacional de Fotografia dos EUA (em Nova York) e no Museu de Artes de Seul (Coreia do Sul).

No bate-papo do dia 12, Stéphane vai falar sobre sua obra/história e a residência artística em Salvador. No período, ele vai fotografar a cidade junto com o baiano João Milet Meirelles, para um projeto chamado Salvador cidade-porto, no qual vão produzir obras no porto e em diversas partes da cidade. A previsão é que o resultado vire exposição e catálogo em 2012. Antes disso, a única passagem de Couturier pelo Brasil foi em Brasília, onde fez uma série de fotos inspirada nos padrões arquitetônicos da capital. A conversa vai ter a participação de João Milet Meirelles e abertura de Irène Kirsch (Adida cultural da França em Salvador).

Nascido em 1957, Stéphane Couturier começou fotografando arquitetura e arte em Paris. Com o trabalho influenciado pela estética das obras do arquiteto franco-suiço Le Corbusier, ele tem a obra marcada pelo visualmente complexo, com intervenções que deixam os registros entre o documental e a ficção, resultando em imagens de grande impacto. As fotos dele misturam linhas retas, curvas, texturas e cores marcantes, numa profusão de impactos visuais, com brincadeiras com perspectiva e profundidade. A informação visual diversa, muitas vezes contrastante, vem de cenários urbanos, de cidades da França, Alemanha, Cuba, Itália e Coreia do Sul. Ele forja ângulos (e depois montagens) que exibem – ora alinhando, ora contrapondo – construções, ruínas, traços minimalistas e emaranhados.

Stéphane tem três principais séries de fotografias: Landscaping (paisagismo, em inglês), Monumentos e Melting Point (“ponto de fusão”, em inglês). Na primeira, ele experimenta uma pesquisa sobre as vistas panorâmicas, recompondo paisagens onde não existe necessariamente uma continuidade. Com isso, ele deixa a dúvida: trata-se de uma reconstituição ou de uma paisagem original? Em Monumentos, Couturier trata do avanço da urbe genérica através do tratamento das fachadas como abstrações figurativas. Com Melting Point – que começou em uma usina da Toyota – ele mescla fotos de obras arquitetônicas de cidades como Havana (Cuba), Barcelona (Espanha), Chandigardh (Índia) e Brasília.
As fotografias de Stéphane já foram destaque nas Bienais de Moscou (Rússia) e de Havana (Cuba), no Museu Georges Pompidou (Paris), no Museu de Arte Moderna de Luxemburgo, no Museu de Fotografia da Bélgica, no Instituto de Arte de Chicago (EUA), no Museu de arte de Cleveland (EUA), na Biblioteca Nacional de Paris, no Museu de Artes de Seul (Coreia do Sul), na Galeria Nacional de Arte dos EUA e no Centro Nacional de Fotografia dos EUA, em Nova York.

Conversas Plugadas – O objetivo deste projeto é promover o intercâmbio da sociedade, principalmente dos membros da classe artística e do corpo técnico do TCA, com profissionais de grande excelência no campo das artes. Dentro dessa proposta, o projeto Conversas Plugadas cumpre o objetivo de transmitir conhecimento, promover a troca de idéias e novos olhares sobre a profissão através do contato e intercâmbio com técnicos e profissionais que estejam se apresentando pela cidade.

Patrocínio: Bureau Salvador/Consulado Geral da França para o Nordeste, Trapiche Barnabé e Institut Français
Apoio: Pousada des Arts e Agência Péck
Realização: TAG Arts, TCA/Funceb/Governo da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário