terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estudantes da Bahia e de Alagoas no Programa Assistentes de português na França

Selecionados entre muitos candidatos do país inteiro, Angelo de Souza Sampaio, Luciana Menezes Remonti e Lucas José Silva do Nascimento partem para França para passar um ano em colégio de segundo grau como assistentes de língua portuguesa em Clermont-Ferrand, Lyon e Strasbourg.

Angelo de Souza Sampaio
Angelo de Souza Sampaio, jovem de 23 anos, estuda francês há 4 anos na Universidade Estadual de Feira de Santana. O francês entrou na sua vida de forma através da literatura. No liceu, leu obras de Victor Hugo, Flaubert e Antoine de Saint-Exupéry, traduzidas para o português e quis poder ter acesso direto a suas versões originais. Por isso, ao entrar na universidade, escolheu o curso de francês. Além do curso na UEFS, Angelo estuda sozinho pela internet, em sites de aprendizado de línguas estrangeiras e em casa, com leitura de livros em francês. Também gosta de ler notícias do Le Monde.

Em 2011, Angelo teve a oportunidade de conhecer a França e passar um semestre de intercâmbio, na Université Rennes 2, através do programa de intercâmbios de sua Universidade. Após essa experiência, pude perceber que a França não é apenas Paris, tampouco a Torre Eiffel, como pensava antes, frisa. Gosto de música, Zaz e Bénabar particularmente e de figuras fortes como Albert Camus ou Guy de Maupassant. Ao voltar para o Brasil, pretendo dar continuidade aos meus estudos, realizar um curso de mestrado e fazer um concurso público para trabalhar como professor de francês.

Por sua vez, Luciana Menezes Remonti descobriu a língua francesa já há 11 anos no ensino médio. Também estuda Letras/francês na Universidade Federal da Bahia e em casa meia hora por dia. Surfa no site do canal da televisão francófona TV5 para pesquisar fichas pedagógicas de músicas e também pesquisa para fazer trabalhos. Também navega na parte que ensina francês só para tirar algumas dúvidas. Luciana conta: foi a língua francesa me escolheu porque não sabia que na escola pública ainda existia o ensino da língua e fui para uma turma que só tinha a opção de francês.

Luciana Menezes Remonti
Essa viagem será a segunda viagem à França. Em 2003 fui à Paris no âmbito do concurso Allons en France quando fui premiada. Quando voltar, vou terminar minha graduação, quero dar continuidade aos estudos e ir à França outra vez para fazer mestrado ou doutorado e no nível profissional. Quero desenvolver algum trabalho ligado ao ensino.

Da Universidade Federal de Alagoas, o programa Assistants de portugais acolhe também Lucas José Silva do Nascimento, estudante de Licenciatura em Letras/Francês e bailarino.

Lucas José Silva do Nascimento
Lucas começou o francês ainda criança. Quando ouvia minha mãe e minha tia contando os números em francês relembrando a época em que estudaram na escola, sentia-me atraído pelos sons da língua. Eu achava muito divertido escutar aquela língua diferente da minha e pensei que um dia eu poderia aprender. Aos 14 anos, tive aulas de francês na escola. Um dia a professora nos presenteou com cartões postais da França. No que eu ganhei tinha a imagem do rio Sena, fiquei muito feliz. Na aula seguinte, me deu mais um com a imagem da cama de Louis XIV. Quando cheguei à minha casa, escrevi no verso do cartão do rio Sena que um dia tocaria as minhas mãos nas águas daquele rio... Hoje, Lucas estuda francês há três anos e meio na UFAL e trabalha como professor de português para estrangeiros numa empresa em Maceió.

Lucas gosta de cinema, a Nouvelle Vague, Godard, Truffaut e os absurdos de Louis Malle, e pela nova geração do cinema canadense da vertente francesa. Através do balé conheci Debussy, Maurice Ravel, Camille Saint-Saëns. Serge Gainsbourg com sua forma única de cantar e escrever trouxe à poesia para a música com irreverência e ousadia, gosto muito de ouvi-lo. Uma das coisas que mais me chama a atenção na TV5 são os intervalos dos programas nos quais podemos aprender sobre a língua e a cultura francesa com é o caso do programa Merci professeur com o professor Bernard Cerquiglini, sempre com suas dicas sobre a língua francesa.

Será a primeira viagem de Lucas no exterior. Como sou professor de português para estrangeiros, quero ter essa experiência em outro país para apresentar a minha cultura e em troca viver a cultura francesa que só conheço através dos filmes, livros e internet. Depois de voltar ao Brasil, quero trabalhar com a língua francesa, ensinando ou pesquisando na Universidade. Espero que essa oportunidade de viver na França possa trazer boas propostas de trabalho no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário