domingo, 3 de maio de 2009

Oficina de luteria no TCA

Os aprendizes de feiticeiro em ação
Foto Irène Kirsch
Christian Renault "luthier" formado na escola italiana de Cremona e o prazer de dividir seu conhecimento
Foto Irène Kirsch

Patrick Sinigaglia um especialista em pianos
Foto Irène Kirsch
Uma equipe de quatro profissionais franceses esteve em Salvador realizando oficinas de luteria com os músicos do projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá).
O luthier de cordas Christian Rault, a luthier de sopros Déborah Lemery e o reparador de pianos Patrick Sinigaglia, coordenados por Philippe Bachman, ensinaram a arte de restaurar instrumentos para dois jovens monitores, que deverão repassar seus conhecimentos aos colegas do projeto.
Nas oficinas, realizadas nas dependências da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, os integrantes do Neojibá tiveram a oportunidade de reparar os seus instrumentos e aprender de perto todo o processo de reforma, auxiliando e observando o trabalho dos artesãos.
Em novembro Philippe Bachman volta a Salvador para dar continuidade ao trabalho e estreitar laços com os artistas brasileiros dentro desse projeto cuja realização no Brasil conta com o apoio da Fundação BNP-Paribas, do Ministério da Cultura da França e da CulturesFrance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário