quinta-feira, 7 de maio de 2009

Residência no Instituto Sacatar

Instituto Sacatar em Itaparica
MUITOS DESTINOS, UMA SÓ BAHIA

O projeto oferece a artistas visuais da França continental e ultra-marina espaço e tempo livre para desenvolverem novos trabalhos inspirados em pesquisas realizadas nos diversos destinos estabelecidos no estado da Bahia. O trabalho desenvolvido fará parte de duas exposições itinerantes.

O período de duração da residência será de 27 de Julho a 28 de Setembro de 2009.

Especificamente, o Sacatar fornece a cada premiado:

• Transporte aéreo entre seu aeroporto regional e Salvador, Bahia, Brasil. (Um representante do Sacatar trará o artista do aeroporto internacional de Salvador para a sede na ilha de Itaparica)
• Uma suite individual (quarto e banheiro) no Instituto Sacatar
• Um estúdio separado
• Todas as refeições

A residência do Ano da França no Brasil será dividida em quatro etapas:

1. 27 de julho até 3 de agosto : Uma semana de orientação no Instituto Sacatar.

2. 3 até 24 de agosto: Uma estada de três semanas para fazer pesquisas no interior do estado da Bahia, com finaciamento para todas as refeições, hospedagem e espaço para trabalho. As cidades do interior são:

São Félix: cidade colonial do Recôncavo Baiano, cujo apogeu da riqueza aconteceu em decorrência da lavoura escravagista da cana de açúcar
Igatu: vilarejo situado na Chapada Diamantina, que surgiu da exploração de
garimpos de diamantes, hoje quase extintos.
Juazeiro: cidade às margens do Rio São Francisco, centro da produção de vinhos e frutas do sertão brasileiro.
Feira de Santana: um forte entreposto comercial da Bahia, com o maior mercado de gado e couro do estado.
Vitória da Conquista: cidade serrana do sudoeste baiano, com economia fundamentada na lavoura cafeeira.

3. 24 de agosto até 28 de setembro : Quatro semanas de volta ao Instituto Sacatar para a preparação de trabalhos para as exposições itinerantes. Os artistas retornarão aos seus locais de origem no dia 28 de setembro de 2009.

4. 24 de setembro até o fim do ano: As exposições itinerantes acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia, na Galeria da Aliança Francesa (ambos em Salvador), no Centro Cultural Danemann de São Félix, nos Centros de Cultura de Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista e na Galeria Arte e Memória de Igatu – Andaraí. Os artistas estarão presentes nos vernissages apenas das primeiras duas exposições em Salvador, programadas para 24 de setembro de 2009.

O projeto oferecerá R$700,00 (setecentos reais) a cada artista selecionado para a aquisição de seu material de trabalho a ser utilizado durante a residência. Contudo, o Projeto não oferece ajuda de custos aos premiados, sendo estes responsáveis por seus gastos pessoais, como passeios e outros não relacionados ao projeto.

Os artistas selecionados deverão participar de oficinas e palestras, que serão organizadas em Salvador e nos demais destinos propostos para tratar de sua obra e da experiência vivida durante o projeto.

Sugerimos que os Artistas Selecionados trabalhem de uma forma primitiva, isso é, direta e simplesmente, sem recursos a tecnologias nem materiais muito complexos, pois temos poucos equipamentos específicos para fotografia, vídeo ou filme e não temos espaços específicos para estas atividades.

O Sacatar oferece a cada Residente, além de uma suite particular, um estúdio para desenvolver o seu trabalho. Franqueamos a utilização de duas dependências da casa principal, que medem, respectivamente, 6,00 x 8,00m e 3,50 x 5,00m, ambos com pé-direito de 3,60m, sendo que somente o último possui pia. Há também três estúdios por volta do coqueiral ao lado da casa principal. Dois estúdios semi-abertos, destinados principalmente para artistas visuais, têm paredes amplas, pias e jardins internos. O vento e os passarinhos entram neles livremente. Um outro, se eleva em palafitas e desfruta de uma bela vista do mar.

Não possuímos quartos escuros, portanto os fotógrafos tradicionais não podem realizar todas as etapas do seu trabalho em nossa residência. Não há na propriedade fornos para ceramistas.

Na biblioteca do Instituto há um computador e uma impressora à disposição dos Residentes. Há também uma linha broadband que os Residentes podem utlilizar com os seus próprios laptops. O Instituto Sacatar mantém uma pequena oficina com serra circular e uma desempenadeira. Há ferramentas simples à disposição dos Residentes. Temos uma pequena geladeira para armazenar filme fotográfico. Favor entrar em contato conosco para maiores esclarercimentos, escrevendo para info@sacatar.org
O período de duração da residência será de 27 de Julho a 28 de Setembro de 2009.
QUEM PODE SE INSCREVER?
O projeto está aberto a artistas visuais profissionais da França continental e ultramarina.

COMO SÃO FEITAS AS INSCRIÇÕES PARA O INSTITUTO SACATAR?

INSCRIÇÕES DIRETAS: Os candidatos deverão remeter, diretamente, ao Instituto as suas inscrições: Residência Artística Sacatar – Muitos Destinos Uma Só Bahia
INSTITUTO SACATAR
Rua da Alegria 10
Itaparica, Bahia 44460-000
BRASIL

Não aceitamos inscrições enviadas por email. Os formulário e demais documentos recebidos até o dia 31 de maio de 2009 serão submetidos à apreciação dos jurados durante a reunião do comitê de seleção, que ocorrerá em 5 de junho de 2009.

Os selecionados serão avisados por email até o dia 15 de junho de 2009. A residência se iniciará imprescindivelmente no dia 27 de julho e terminará no 28 de setembro de 2009.

A premiação final ficará a critério das Comissões de Seleção e do Corpo Diretor do Instituto.

DOCUMENTAÇÃO DA INSCRIÇÃO

A sua inscrição deve incluir os seguintes itens:

1. Formulário de inscrição preenchido, disponível como DOWNLOAD (.DOC) (.PDF).
2. Curriculum vitae, incluindo realizações, premiações, artigos, etc.
3. Descrição detalhada do projeto que você pensa em realizar durante a sua estada na Bahia.

O Sacatar se empenha em oferecer condições propícias para trabalhos individuais, e facilitar projetos em conjunto com instituições e indivíduos da comunidade regional. Se você tiver interesse em desenvolver um projeto dessa natureza, favor descrevê-lo. Fique a vontade em descrever mais de uma opção de projeto. Lembre-se que na Bahia a flexibilidade e a improvisação são essenciais. As propostas de trabalho não precisam dirigir-se às circunstâncias regionais, mas tais propostas são bem-vindas.

4. Descrição das necessidades materiais do seu trabalho: espaço físico, equipamentos, móveis, etc.
5. Não há taxa de inscrição para este projeto do Ano da França no Brasil.
6. Amostras de seu trabalho recente, apresentadas em uma ou mais das seguintes formas: CD ou DVD, xerox, fotografias, etc.

AMOSTRA DO TRABALHO
As amostras devem ser representativas do seu trabalho mais recente, apresentadas em uma (ou mais) das seguintes formas:CD / DVD
Enviar até 12 imagens no formato jpg (resolução mínima: 800 x 600 pixels; qualidade: 50), enumeradas numa folha separada com os títulos das obras, as dimensões, o ano da produção e as técnicas utilizadas. As amostras podem também incluir movimento ou som, quando esses fazem parte integral da obra (video, animação, etc.) Não é permitido mandar apresentações em Powerpoint nem imagens em .tiff.
Não serão avaliadas as inscrições acompanhadas por CDs que não obedecem aos critérios acima citados. Todos os CDs e DVDs devem ser claramente identificados. No entanto, o nome do artista não deverá aparecer em nenhum momento da exibição.

Os CDs e DVDs serão devolvidos se, devidamente, acompanhados por um envelope auto-endereçado.

MATERIAL COMPLEMENTAR

Pode-se incluir, como material complementar, catálogos, críticas, reportagens, obras publicadas, etc. O material complementar fará parte do acervo da Sacatar Foundation.

COMO SE FAZ A AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS?

INSCRIÇÕES DIRETAS: A seleção baseia-se no talento, na experiência profissional e na proposta apresentada.

A seleção será feita da seguinte maneira:

A Comissão de Seleção será composta por indivíduos que compartilham uma paixão pelas artes e pelo processo criativo em si. Esta Comissão reverá, cuidadosamente, as amostras de trabalho, os currículos, as propostas e as cartas de avaliação dos candidatos.

A Comissão de Seleção recomendará entre 8-10 indivíduos para este projeto do Ano da França no Brasil, considerando a qualidade dos trabalhos inscritos, a experiência profissional dos interessados e a diversidade dos projetos a serem apoiados pelo Instituto.Desta lista, os funcionários do Sacatar e a sua Diretoria entrevistarão os semifinalistas e concederão os prêmios a 5 artistas, levando-se em consideração o espaço disponível, a adequação das propostas, as metas educacionais do Instituto, e a diversidade cultural dos selecionados.

POSSO TRAZER O MEU COMPANHEIRO, ASSISTENTE OU BICHO DE ESTIMAÇÃO?

Parece que todos querem conhecer o Brasil. Pedimos aos artistas que eles agendem a visita de parceiros, amigos, filhos e parentes para depois da residência. O Instituto Sacatar não oferece hospedagem aos cônjuges, às famílias ou aos amigos dos artistas residentes. Visitas durante a residencia interferem nas metas do projeto Sacatar, que é oferecer ao artista o tempo e o espaço para se dedicar ao seu trabalho e pesquisar as riquezas culturais da Bahia.

Alguns artistas portadores de deficiência podem precisar de auxiliar ou assistente. Nestes casos, os artistas devem informar para o Instituto estas necessidades especiais e responsabilizar-se pela viagem de seu acompanhante. O Sacatar providenciará um quarto a ser compartilhado por ambos e todas as refeições (conforme descrito no Manual do Residente) durante a estada. A propriedade é plana e a casa principal tem portas e salões amplos, apesar de não existir muitas facilidades de acesso para cadeiras de rodas em Itaparica ou Salvador.

Com a exceção de cães-guias, não é permitido a permanência de nenhum outro tipo de animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário