quinta-feira, 7 de junho de 2012

1° Seminário internacional de formação e capacitação em cultura: 29/05, conferência de Isabelle Faure


O Vila Velha/foto P.Silva
Isabelle Faure e Gisele Naussbaumer/foto Patrick Silva
Isabelle Faure/foto Patrick Silva

Roseni Sena, Lia Calabre e Selma Cristina Silva

Deolinda Vilhena

Estudantes da Escola de Teatro da UFBA


Lia Calabre e Selma Cristina Silva
Emmanuel Wallon





Isabelle Faure e Gisele Naussbaumer
fotos Irène Kirsch
O segundo dia do 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura começou com conferência de Isabelle Faure, Diretora da Nouvelle Agence Culturelle Rhône-Alpes (NACRe), com mediação de Gisele Nussbaumer.

Em sua conferência O acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha?, Isabelle Faure, discutiu sobre as consequências dos novos sistemas econômicos e suas transformações no modo de se fazer cultura, além da importância do trabalho de orientação, assessoria e consultoria realizado pelas agências para os atores culturais da França. 
A NACRe é uma agência com estrutura privada, mas que presta serviço público gratuito apoiado por autoridades publicas, particularmente a região.

O panorama sócio-econômico do mundo sofreu fortes transformações, provocando mudanças no modo de se fazer e consumir produtos culturais, sobretudo em relação ao apoio financeiro do setor público e privado. Isabelle Faure explica que na França a maioria dos atores culturais acha que essa mudança não afeta seu território cultural.

As agências são fundamentais para pensar em uma nova forma de se fazer arte e cultura, além de oferecer respostas para as mudanças. As equipes artísticas precisam ser acompanhadas. A NACRe e outras agências fazem esse acompanhamento, orienta em casos jurídicos, elaboração de projetos, entre outros. O papel das agências é pensar modelos de organização das equipes, articular os grupos artísticos, apoiar os artistas e produtores, dando autonomia para os grupos culturais. O apoio e a consultoria do NACRe incentivam para que os atores culturais sejam empreendedores através de uma estrutura sustentável de durabilidade. Segundo Isabelle Faure, é tão importante para o artista questionar-se tanto sobre a noção de risco artístico quanto financeiro. A NACRe abriu um laboratório de experimentações para trabalhar com empresas culturais, fazendo residências administrativas, promovendo cursos de formação continuada na área cultural, criando e produzindo espetáculos.

Fonte: http://www.agendartecultura.ufba.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário